RESUMO
As novas tecnologias trouxeram para o ambiente escolar as multissemioses que exigem novas habilidades de leitura e de escrita, por isso, o nosso desafio como educadores é promover a utilização de tais recursos em prol da interação significativa dos alunos no ciberespaço. As mídias criam muitas possibilidades de aprendizagem pelo seu caráter social e pelo fato de serem suportes para a circulação de textos de diferentes semioses, oferecendo assim, muitas perspectivas para o ensino de leitura e escrita. O nosso objetivo com este artigo é desenvolver habilidades de leitura e de escrita usando o facebook como ferramenta. Para atingir o nosso objetivo elaboramos uma sequência didática voltada para as práticas de letramentos, tendo as tecnologias como recurso didático. O nosso aparato teórico fundamenta-se nas proposições apresentadas por Rojo (2012), Koch (1997), Moran (2000), Tavares (2011), Palfrey/Gasser (2011), Antunes (2009) e os PCN (2001). A referida sequência didática consiste na organização de um grupo no facebook, no qual os alunos postavam comentários relacionados à temática em estudo. Os gêneros utilizados neste trabalho foram tirinhas, cartuns, charges, textos informativos, vídeos e músicas. Verificamos através da realização das atividades que houve um interesse significativo dos alunos em relação ao que foi proposto.