Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE

Palavra-chaves: O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS., SABERES DOCENTES., TRABALHO DOCENTE. Comunicação Oral (CO) Políticas Públicas de Ensino e Gestão da Educação
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Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

Nesse artigo iremos apresentar uma análise sobre como as Leis Federais nº. 11.114/05, que instituiu o início da obrigatoriedade do ensino fundamental aos seis anos de idade; e a de nº 11.274/06, que ampliou a duração do ensino fundamental para nove anos, afetaram a vida profissional dos docentes e sua relação com a aprendizagem dos alunos. Pretendemos através deste estudo, identificar se os docentes foram preparados ou receberam orientação para aderirem ao projeto de ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos; se os recursos fornecidos a eles pelo governo foram suficientes para suprir as suas necessidades; e se os professores receberam alguma formação e materiais didáticos para ensinar a essa nova categoria de discentes nesse novo contexto. Para isso foi realizado um estudo exploratório, de caráter qualitativo, sobre a percepção dos docentes com relação às implicações para o trabalho docente ocasionado pela ampliação do ensino fundamental em nove anos. O espaço de investigação foram duas escolas municipais da cidade de Pereiro - CE, uma localizada na sede e a outra na zona rural. Através de entrevistas e também de questionários nos foi permitido o levantamento de opiniões dos sujeitos sobre diversos aspectos dessa implantação e a comparação das duas escolas. Sendo assim, segundo as entrevistadas, o resultado desta mudança foi positiva em relação ao avanço da educação no município citado, pois seus saberes docentes foram ampliados, melhorando assim as condições de trabalho em relação aos discentes e o ensino-aprendizagem está se elevando.

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