Este trabalho tem o objetivo de defender o uso do texto filosófico em sala de aula como metodologia para a prática do filosofar com os alunos do Ensino Médio. Nele, relatamos quatro aulas para o ensino de filosofia que planejamos baseados na experiência que vivenciamos no Projeto de Extensão Filosofia Antiga no Ensino Médio (NORJOSA; MELO, 2013), na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, em Campina Grande, no Núcleo de Estudos Platônicos & Antiguidades. Esse Projeto foi desenvolvido em 2013 e 2014, em parceria com uma professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. A partir desse Projeto, estudamos e preparamos aulas de filosofia para o Ensino Médio, baseados nos procedimentos metodológicos organizados por Melo (2013). De uma forma geral, as aulas planejadas objetivaram colaborar para que o ensino de filosofia no Ensino Médio se torne em um processo de ensino-aprendizagem agradável e significativo, tendo o estudo do texto filosófico como uma prática necessária em sala de aula.