Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ENSINO DE FILOSOFIA, TEXTO FILOSÓFICO, METODOLOGIA E CONTEÚDO Comunicação Oral (CO) Ensino de Filosofia, sociologia e geografia
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8287
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 380
    "inscrito_id" => 106
    "titulo" => "UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de defender o uso do texto filosófico em sala de aula como metodologia para a prática do filosofar com os alunos do Ensino Médio. Nele, relatamos quatro aulas para o ensino de filosofia que planejamos baseados na experiência que vivenciamos no Projeto de Extensão Filosofia Antiga no Ensino Médio (NORJOSA; MELO, 2013), na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, em Campina Grande, no Núcleo de Estudos Platônicos & Antiguidades. Esse Projeto foi desenvolvido em 2013 e 2014, em parceria com uma professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. A partir desse Projeto, estudamos e preparamos aulas de filosofia para o Ensino Médio, baseados nos procedimentos metodológicos organizados por Melo (2013). De uma forma geral, as aulas planejadas objetivaram colaborar para que o ensino de filosofia no Ensino Médio se torne em um processo de ensino-aprendizagem agradável e significativo, tendo o estudo do texto filosófico como uma prática necessária em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Filosofia, sociologia e geografia"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FILOSOFIA, TEXTO FILOSÓFICO, METODOLOGIA E CONTEÚDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_12_08_43_idinscrito_106_0ce50e1785ab498f0bc3b8f0645e00cf.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL BRUNO GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL BRUNO"
    "autor_email" => "rb-silva1994@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8287
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 380
    "inscrito_id" => 106
    "titulo" => "UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de defender o uso do texto filosófico em sala de aula como metodologia para a prática do filosofar com os alunos do Ensino Médio. Nele, relatamos quatro aulas para o ensino de filosofia que planejamos baseados na experiência que vivenciamos no Projeto de Extensão Filosofia Antiga no Ensino Médio (NORJOSA; MELO, 2013), na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, em Campina Grande, no Núcleo de Estudos Platônicos & Antiguidades. Esse Projeto foi desenvolvido em 2013 e 2014, em parceria com uma professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. A partir desse Projeto, estudamos e preparamos aulas de filosofia para o Ensino Médio, baseados nos procedimentos metodológicos organizados por Melo (2013). De uma forma geral, as aulas planejadas objetivaram colaborar para que o ensino de filosofia no Ensino Médio se torne em um processo de ensino-aprendizagem agradável e significativo, tendo o estudo do texto filosófico como uma prática necessária em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Filosofia, sociologia e geografia"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FILOSOFIA, TEXTO FILOSÓFICO, METODOLOGIA E CONTEÚDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_12_08_43_idinscrito_106_0ce50e1785ab498f0bc3b8f0645e00cf.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL BRUNO GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL BRUNO"
    "autor_email" => "rb-silva1994@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de defender o uso do texto filosófico em sala de aula como metodologia para a prática do filosofar com os alunos do Ensino Médio. Nele, relatamos quatro aulas para o ensino de filosofia que planejamos baseados na experiência que vivenciamos no Projeto de Extensão Filosofia Antiga no Ensino Médio (NORJOSA; MELO, 2013), na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, em Campina Grande, no Núcleo de Estudos Platônicos & Antiguidades. Esse Projeto foi desenvolvido em 2013 e 2014, em parceria com uma professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. A partir desse Projeto, estudamos e preparamos aulas de filosofia para o Ensino Médio, baseados nos procedimentos metodológicos organizados por Melo (2013). De uma forma geral, as aulas planejadas objetivaram colaborar para que o ensino de filosofia no Ensino Médio se torne em um processo de ensino-aprendizagem agradável e significativo, tendo o estudo do texto filosófico como uma prática necessária em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.