DANTAS, Francinilda Lucinda. O texto em sala de aula: (re) leituras possíveis. Anais V SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/8229>. Acesso em: 08/11/2024 04:10
A prática de leitura permeia a aprendizagem como uma das etapas mais significativas para o aprendiz, na qual se tem várias concepções e estratégias. Nessa perspectiva, o papel do educador nesse eixo, deve se pautar na estratégia que vise fazer dessa prática, como nos sugere Solé (1998), um “instrumento de aprendizagem, informação e deleite”, principalmente na escola, onde seu ensino deve considerar e se reger por tal constatação. Nosso trabalho volta-se para alguns dos conceitos que norteiam o desenvolvimento da prática de leitura e, com base e amparados neles, analisaremos as (re)leituras realizadas por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental acerca do Poema Cidadezinha qualquer de Carlos Drummond de Andrade. Trabalhamos de modo a proporcionar ao aluno, as múltiplas leituras e, consequentemente, as várias formas de construção de sentidos de um texto, desde a leitura do texto verbal, visual, virtual e a releitura buscando estabelecer critérios de intertextualidade, refletindo sobre o desenvolvimento da leitura, escrita e reescrita textual e os processos envolvidos nessas atividades. Para tanto nos respaldamos nos estudos de Coracine (2005), Solé (1998), Antunes (2009), Cavalcante (2013), Koch; Bentes; Cavalcante (2008), Koch; Elias (2013) entre outros entre outros que muito contribuem com estudos na área de leitura, tão relevantes para a atuação pedagógica na contemporaneidade. Dessa forma, destacamos a necessidade de se pensar o ensino de leitura tendo em vista todos os objetivos necessários para melhor realizá-la, não se restringindo apenas às leituras recomendadas ou exigidas pelo livro didático, mas buscando incrementar o repertório de leituras e consequentemente o repertório linguístico do aluno.