Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – VIVENDO, CONTANDO E ENCANTANDO COM A LEITURA EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, LEITURA, CRECHE Comunicação Oral (CO) Estágios supervisionados nos cursos de licenciaturas: experiências e vivências no processo de formação
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8159
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 292
    "inscrito_id" => 528
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO – VIVENDO, CONTANDO E ENCANTANDO COM A LEITURA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Neste artigo iremos trabalhar a importância da leitura na Creche, enfatizando o valor da linguagem oral no desenvolvimento psíquico e também emocional das crianças, bem como a sua importância para o estimulo da imaginação e da criatividade. Para nossa pesquisa adotaremos uma abordagem qualitativa, alicerçada na pesquisa participante e o instrumento da coleta será a gravação em áudio de uma contação da história do livro “Chapeuzinho Amarelo” de Chico Buarque (2005), realizada na Creche Municipal Criança Feliz, que se encontra localizada na cidade de Pau dos Ferros - RN. Nessa gravação o nosso principal objetivo era perceber as reações dos alunos no decorrer da contação da história, estando atentos a alguns pontos como: atenção, personalidade, imaginação, repertório de palavras e gosto pela leitura. Nessa perspectiva, percebemos que as crianças reagiram de maneira positiva, contribuindo com a historia e em alguns momentos completando as frases e até imitando gestos e sentimentos dos personagens do livro. Percebemos ainda que, por pequenas que fossem as crianças, as mesmas se sentiram muito a vontade para expressar suas opiniões, fazendo conexões com outras histórias ou fatos vividos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Estágios supervisionados nos cursos de licenciaturas: experiências e vivências no processo de formação"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, LEITURA, CRECHE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_27_09_2014_13_47_26_idinscrito_528_aac0c4cfc32aa087c149604a629b3c10.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO HAMARAL NUNES DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "HAMARAL"
    "autor_email" => "hamaral.2006@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8159
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 292
    "inscrito_id" => 528
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO – VIVENDO, CONTANDO E ENCANTANDO COM A LEITURA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Neste artigo iremos trabalhar a importância da leitura na Creche, enfatizando o valor da linguagem oral no desenvolvimento psíquico e também emocional das crianças, bem como a sua importância para o estimulo da imaginação e da criatividade. Para nossa pesquisa adotaremos uma abordagem qualitativa, alicerçada na pesquisa participante e o instrumento da coleta será a gravação em áudio de uma contação da história do livro “Chapeuzinho Amarelo” de Chico Buarque (2005), realizada na Creche Municipal Criança Feliz, que se encontra localizada na cidade de Pau dos Ferros - RN. Nessa gravação o nosso principal objetivo era perceber as reações dos alunos no decorrer da contação da história, estando atentos a alguns pontos como: atenção, personalidade, imaginação, repertório de palavras e gosto pela leitura. Nessa perspectiva, percebemos que as crianças reagiram de maneira positiva, contribuindo com a historia e em alguns momentos completando as frases e até imitando gestos e sentimentos dos personagens do livro. Percebemos ainda que, por pequenas que fossem as crianças, as mesmas se sentiram muito a vontade para expressar suas opiniões, fazendo conexões com outras histórias ou fatos vividos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Estágios supervisionados nos cursos de licenciaturas: experiências e vivências no processo de formação"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, LEITURA, CRECHE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_27_09_2014_13_47_26_idinscrito_528_aac0c4cfc32aa087c149604a629b3c10.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO HAMARAL NUNES DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "HAMARAL"
    "autor_email" => "hamaral.2006@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

Neste artigo iremos trabalhar a importância da leitura na Creche, enfatizando o valor da linguagem oral no desenvolvimento psíquico e também emocional das crianças, bem como a sua importância para o estimulo da imaginação e da criatividade. Para nossa pesquisa adotaremos uma abordagem qualitativa, alicerçada na pesquisa participante e o instrumento da coleta será a gravação em áudio de uma contação da história do livro “Chapeuzinho Amarelo” de Chico Buarque (2005), realizada na Creche Municipal Criança Feliz, que se encontra localizada na cidade de Pau dos Ferros - RN. Nessa gravação o nosso principal objetivo era perceber as reações dos alunos no decorrer da contação da história, estando atentos a alguns pontos como: atenção, personalidade, imaginação, repertório de palavras e gosto pela leitura. Nessa perspectiva, percebemos que as crianças reagiram de maneira positiva, contribuindo com a historia e em alguns momentos completando as frases e até imitando gestos e sentimentos dos personagens do livro. Percebemos ainda que, por pequenas que fossem as crianças, as mesmas se sentiram muito a vontade para expressar suas opiniões, fazendo conexões com outras histórias ou fatos vividos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.