SILVA, Déssica Rocha Da et al.. O livro didático de história no ensino fundamental. Anais V SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/8211>. Acesso em: 22/11/2024 10:20
Este trabalho tem como perspectiva apresentar a análise do Livro Didático de História, realizada no 5° Período do Curso de Pedagogia no CAMEAM/UERN. Tem como objetivo abordar uma discussão sobre o uso do livro e suas especificidades, mais especificamente, a forma que o livro é visto para o processo de aprendizagem do aluno e ferramenta de trabalho do professor. Para tanto, a reflexão será respaldada a partir dos estudos com o material, além disso, busca-se compreender a luz de teóricos, como: Rüsen (2010) e Bittencourt (2011). Com essa indagação, este trabalho deseja apresentar discussões sobre o livro didático de História do 5º ano inserido no Ensino Fundamental I. Para isso, observaremos algumas denominações sobre a importância do uso do livro didático, dando ênfase a critérios que esse livro deve conter, destacando se ele está adequado para o ano de ensino a que foi destinado. Voltando-se isso será feito para os conteúdos, os textos que o compõe e as leituras de imagem. Assim, será realizado a análise em conjunto com as partes que compõem o livro didático de história, buscando enfocar o papel do professor no uso desse instrumento de trabalho, através dos métodos pedagógicos utilizados para diversificar o seu uso em sala de aula.