Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ENSINO DE HISTÓRIA, LIVRO DDÁTICO, PROFESSOR Comunicação Oral (CO) Geografia, História e Ciências: processos formativos no ensino e na aprendizagem
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8211
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 412
    "inscrito_id" => 710
    "titulo" => "O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho tem como perspectiva apresentar a análise do Livro Didático de História, realizada no 5° Período do Curso de Pedagogia no CAMEAM/UERN. Tem como objetivo abordar uma discussão sobre o uso do livro e suas especificidades, mais especificamente, a forma que o livro é visto para o processo de aprendizagem do aluno e ferramenta de trabalho do professor.  Para tanto, a reflexão será respaldada a partir dos estudos com o material, além disso, busca-se compreender a luz de teóricos, como: Rüsen (2010) e Bittencourt (2011). Com essa indagação, este trabalho deseja apresentar discussões sobre o livro didático de História do 5º ano inserido no Ensino Fundamental I. Para isso, observaremos algumas denominações sobre a importância do uso do livro didático, dando ênfase a critérios que esse livro deve conter, destacando se ele está adequado para o ano de ensino a que foi destinado. Voltando-se isso será feito para os conteúdos, os textos que o compõe e as leituras de imagem. Assim, será realizado a análise em conjunto com as partes que compõem o livro didático de história, buscando enfocar o papel do professor no uso desse instrumento de trabalho, através dos métodos pedagógicos utilizados para diversificar o seu uso em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Geografia, História e Ciências: processos formativos no ensino e na aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, LIVRO DDÁTICO, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_17_06_43_idinscrito_710_f78f71b05af4d135856af4851cba6aa8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉSSICA ROCHA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DÉSSICA"
    "autor_email" => "dessicarocha@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8211
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 412
    "inscrito_id" => 710
    "titulo" => "O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho tem como perspectiva apresentar a análise do Livro Didático de História, realizada no 5° Período do Curso de Pedagogia no CAMEAM/UERN. Tem como objetivo abordar uma discussão sobre o uso do livro e suas especificidades, mais especificamente, a forma que o livro é visto para o processo de aprendizagem do aluno e ferramenta de trabalho do professor.  Para tanto, a reflexão será respaldada a partir dos estudos com o material, além disso, busca-se compreender a luz de teóricos, como: Rüsen (2010) e Bittencourt (2011). Com essa indagação, este trabalho deseja apresentar discussões sobre o livro didático de História do 5º ano inserido no Ensino Fundamental I. Para isso, observaremos algumas denominações sobre a importância do uso do livro didático, dando ênfase a critérios que esse livro deve conter, destacando se ele está adequado para o ano de ensino a que foi destinado. Voltando-se isso será feito para os conteúdos, os textos que o compõe e as leituras de imagem. Assim, será realizado a análise em conjunto com as partes que compõem o livro didático de história, buscando enfocar o papel do professor no uso desse instrumento de trabalho, através dos métodos pedagógicos utilizados para diversificar o seu uso em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Geografia, História e Ciências: processos formativos no ensino e na aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, LIVRO DDÁTICO, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_17_06_43_idinscrito_710_f78f71b05af4d135856af4851cba6aa8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉSSICA ROCHA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DÉSSICA"
    "autor_email" => "dessicarocha@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

Este trabalho tem como perspectiva apresentar a análise do Livro Didático de História, realizada no 5° Período do Curso de Pedagogia no CAMEAM/UERN. Tem como objetivo abordar uma discussão sobre o uso do livro e suas especificidades, mais especificamente, a forma que o livro é visto para o processo de aprendizagem do aluno e ferramenta de trabalho do professor. Para tanto, a reflexão será respaldada a partir dos estudos com o material, além disso, busca-se compreender a luz de teóricos, como: Rüsen (2010) e Bittencourt (2011). Com essa indagação, este trabalho deseja apresentar discussões sobre o livro didático de História do 5º ano inserido no Ensino Fundamental I. Para isso, observaremos algumas denominações sobre a importância do uso do livro didático, dando ênfase a critérios que esse livro deve conter, destacando se ele está adequado para o ano de ensino a que foi destinado. Voltando-se isso será feito para os conteúdos, os textos que o compõe e as leituras de imagem. Assim, será realizado a análise em conjunto com as partes que compõem o livro didático de história, buscando enfocar o papel do professor no uso desse instrumento de trabalho, através dos métodos pedagógicos utilizados para diversificar o seu uso em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.