Esta pesquisa tem como objetivo, observar as concepções, estratégias e práticas de leitura em uma sala de 3º ano do ensino fundamental. Os dados coletados foram por meio de observação de aula e aplicação de um questionário para a docente e para alguns alunos. Essa metodologia de coleta de dados está de acordo com a abordagem das pesquisas bibliográficas. As discursões teóricas estão assentadas em autores que discutem a leitura, suas concepções, práticas e estratégias: Freire (2008), Kock e Elias (2009), Martins (2007), Kleiman (2008), Solé (2008) e Villardi (1999). Essa pesquisas foi importante pelo fato de ampliar o conhecimento em relação a concepções, estratégias e formas de conceber os exercícios de leitura assim como acompanhar, na prática, suas implementações. As análises dos dados evidenciou que a docente segue uma linha de estratégias bem dinâmica, nunca deixando suas aulas cair na monotonia, pois traz sempre textos diversificados para ler e discutir, fazendo com quer as crianças obtenham o prazer e o gosto pela leitura de maneira significativa, aguçando seu olhar e sua interpretação nas histórias, contos, poesias e literatura que é seu foco principal. Percebemos que os discentes interpretam e leem razoavelmente, levando a conclusão que a docente sabe a importância da leitura para a vida dessas crianças e faz jus a seu papel de construir seres leitores e não apenas decodificadores.