O PEDAGOGO E SUA RELAÇÃO COM A LEITURA: ANALISANDO AS PRÁTICAS DE LEITURA EM UMA TURMA DO 3º ANO
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8217 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 268 "inscrito_id" => 126 "titulo" => "O PEDAGOGO E SUA RELAÇÃO COM A LEITURA: ANALISANDO AS PRÁTICAS DE LEITURA EM UMA TURMA DO 3º ANO" "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo, observar as concepções, estratégias e práticas de leitura em uma sala de 3º ano do ensino fundamental. Os dados coletados foram por meio de observação de aula e aplicação de um questionário para a docente e para alguns alunos. Essa metodologia de coleta de dados está de acordo com a abordagem das pesquisas bibliográficas. As discursões teóricas estão assentadas em autores que discutem a leitura, suas concepções, práticas e estratégias: Freire (2008), Kock e Elias (2009), Martins (2007), Kleiman (2008), Solé (2008) e Villardi (1999). Essa pesquisas foi importante pelo fato de ampliar o conhecimento em relação a concepções, estratégias e formas de conceber os exercícios de leitura assim como acompanhar, na prática, suas implementações. As análises dos dados evidenciou que a docente segue uma linha de estratégias bem dinâmica, nunca deixando suas aulas cair na monotonia, pois traz sempre textos diversificados para ler e discutir, fazendo com quer as crianças obtenham o prazer e o gosto pela leitura de maneira significativa, aguçando seu olhar e sua interpretação nas histórias, contos, poesias e literatura que é seu foco principal. Percebemos que os discentes interpretam e leem razoavelmente, levando a conclusão que a docente sabe a importância da leitura para a vida dessas crianças e faz jus a seu papel de construir seres leitores e não apenas decodificadores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Mediação de leitura na Educação Básica" "palavra_chave" => "LEITURA, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, CONCEPÇÕES DE LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_09_2014_15_33_54_idinscrito_126_426117ead4c40968f9ffd8f183bcf53c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LARICE LOPES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "LARICE" "autor_email" => "laricediva@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN- CAMEAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8217 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 268 "inscrito_id" => 126 "titulo" => "O PEDAGOGO E SUA RELAÇÃO COM A LEITURA: ANALISANDO AS PRÁTICAS DE LEITURA EM UMA TURMA DO 3º ANO" "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo, observar as concepções, estratégias e práticas de leitura em uma sala de 3º ano do ensino fundamental. Os dados coletados foram por meio de observação de aula e aplicação de um questionário para a docente e para alguns alunos. Essa metodologia de coleta de dados está de acordo com a abordagem das pesquisas bibliográficas. As discursões teóricas estão assentadas em autores que discutem a leitura, suas concepções, práticas e estratégias: Freire (2008), Kock e Elias (2009), Martins (2007), Kleiman (2008), Solé (2008) e Villardi (1999). Essa pesquisas foi importante pelo fato de ampliar o conhecimento em relação a concepções, estratégias e formas de conceber os exercícios de leitura assim como acompanhar, na prática, suas implementações. As análises dos dados evidenciou que a docente segue uma linha de estratégias bem dinâmica, nunca deixando suas aulas cair na monotonia, pois traz sempre textos diversificados para ler e discutir, fazendo com quer as crianças obtenham o prazer e o gosto pela leitura de maneira significativa, aguçando seu olhar e sua interpretação nas histórias, contos, poesias e literatura que é seu foco principal. Percebemos que os discentes interpretam e leem razoavelmente, levando a conclusão que a docente sabe a importância da leitura para a vida dessas crianças e faz jus a seu papel de construir seres leitores e não apenas decodificadores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Mediação de leitura na Educação Básica" "palavra_chave" => "LEITURA, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, CONCEPÇÕES DE LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_09_2014_15_33_54_idinscrito_126_426117ead4c40968f9ffd8f183bcf53c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LARICE LOPES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "LARICE" "autor_email" => "laricediva@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN- CAMEAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }