COSTA, Josinaldo Trajano Da et al.. Por que estudar semântica na educação básica?. Anais V SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/8254>. Acesso em: 22/12/2024 23:51
O presente trabalho constitui uma reflexão envolvendo a temática do estudo semântico, com especialidade a importância de se estudar a significação das palavras na educação básica. A princípio, abre-se um questionamento sobre o porquê de tal temática, focando a necessidade deste assunto na formação básica, levando-se em conta o processo formativo do aluno e seu não domínio lingüístico e o registro de ser um dos domínios da linguagem que apresenta dificuldades ao ser investigado cientificamente, sendo tais obstáculos pertinentes à abrangência referente ao significado. Para tanto, na continuidade discute-se a arbitrariedade do signo em relação ao significado considerando ser fundamental repassar informações através de práticas educativas, no intuito de facilitar o entendimento do educando. Nesse item traz-se reconhecimento de se ver como fundamental o estudo da natureza do signo, assim como o seu poder de persuasão; traz-se à discussão textual a ocorrência da ideologia no signo. Ainda se apresenta uma abordagem trazendo as palavras como facilitadoras das relações entre o homem e o mundo concreto, pontuando sobre o valor de se escolhê-las devidamente a fim de poder se incluir socialmente. Logo, todo o texto se volta para a abordagem da comunicação através das palavras, faladas ou escritas, trazendo em seu bojo a preocupação de o que é emitido ou recebido seja portador de significado e possa ser reconhecido e interpretado.