No presente artigo discutem-se questões relativas à (auto) formação de professores enquanto leitores e mediadores de leitura e a contribuição do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) neste sentido. Considerando as mudanças tanto social como educacional que vem ocorrendo com o passar dos anos, a formação e atualização de professores, vem cada vez mais se fazendo necessárias e ocupando espaço de discussão, assim como a importância do incentivo a prática leitora, tendo o professor, papel crucial. No sentido de corroborar com as discussões sobre a temática em questão abordam-se neste trabalho questões sobre a (s) identidade (s) que o professor da atualidade pode apresentar, considerando suas inúmeras atribuições profissionais, a sua formação enquanto leitor e as consequências na vida do público alvo do seu trabalho. E finalmente a contribuição do PIBID para a (auto) formação do professor supervisor enquanto mediador de leitura e de texto. Conclui-se, portanto que o PIBID, mais precisamente o Subprojeto Mediadores de leitura e de textos em processo de (auto) formação, passa a ser visto como uma oportunidade de rever e melhorar a prática pedagógica do professor e, por conseguinte a qualidade do ensino público, onde através das trocas de experiências entre professores supervisores e graduandos, como também das formações teóricas e práticas ofertadas pelo Programa em questão, evidencia-se experiências exitosas de práticas leitoras e do trabalho destas em sala de aula.