A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A (AUTO) FORMAÇÃO DO PROFESSOR SUPERVISOR, ENQUANTO MEDIADOR DE LEITURA E DE TEXTOS.
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8062 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 238 "inscrito_id" => 681 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A (AUTO) FORMAÇÃO DO PROFESSOR SUPERVISOR, ENQUANTO MEDIADOR DE LEITURA E DE TEXTOS." "resumo" => "No presente artigo discutem-se questões relativas à (auto) formação de professores enquanto leitores e mediadores de leitura e a contribuição do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) neste sentido. Considerando as mudanças tanto social como educacional que vem ocorrendo com o passar dos anos, a formação e atualização de professores, vem cada vez mais se fazendo necessárias e ocupando espaço de discussão, assim como a importância do incentivo a prática leitora, tendo o professor, papel crucial. No sentido de corroborar com as discussões sobre a temática em questão abordam-se neste trabalho questões sobre a (s) identidade (s) que o professor da atualidade pode apresentar, considerando suas inúmeras atribuições profissionais, a sua formação enquanto leitor e as consequências na vida do público alvo do seu trabalho. E finalmente a contribuição do PIBID para a (auto) formação do professor supervisor enquanto mediador de leitura e de texto. Conclui-se, portanto que o PIBID, mais precisamente o Subprojeto Mediadores de leitura e de textos em processo de (auto) formação, passa a ser visto como uma oportunidade de rever e melhorar a prática pedagógica do professor e, por conseguinte a qualidade do ensino público, onde através das trocas de experiências entre professores supervisores e graduandos, como também das formações teóricas e práticas ofertadas pelo Programa em questão, evidencia-se experiências exitosas de práticas leitoras e do trabalho destas em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Mediação de leitura na Educação Básica" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, LEITURA, MEDIAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_24_09_2014_14_30_27_idinscrito_681_b54e1b9ad8b59a50f5ceb35008e0b89e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LEIDIANA LIRA DE SOUSA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "LEIDIANA" "autor_email" => "leidargeu2@gmail.com" "autor_ies" => "IFRN/ UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8062 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 238 "inscrito_id" => 681 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A (AUTO) FORMAÇÃO DO PROFESSOR SUPERVISOR, ENQUANTO MEDIADOR DE LEITURA E DE TEXTOS." "resumo" => "No presente artigo discutem-se questões relativas à (auto) formação de professores enquanto leitores e mediadores de leitura e a contribuição do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) neste sentido. Considerando as mudanças tanto social como educacional que vem ocorrendo com o passar dos anos, a formação e atualização de professores, vem cada vez mais se fazendo necessárias e ocupando espaço de discussão, assim como a importância do incentivo a prática leitora, tendo o professor, papel crucial. No sentido de corroborar com as discussões sobre a temática em questão abordam-se neste trabalho questões sobre a (s) identidade (s) que o professor da atualidade pode apresentar, considerando suas inúmeras atribuições profissionais, a sua formação enquanto leitor e as consequências na vida do público alvo do seu trabalho. E finalmente a contribuição do PIBID para a (auto) formação do professor supervisor enquanto mediador de leitura e de texto. Conclui-se, portanto que o PIBID, mais precisamente o Subprojeto Mediadores de leitura e de textos em processo de (auto) formação, passa a ser visto como uma oportunidade de rever e melhorar a prática pedagógica do professor e, por conseguinte a qualidade do ensino público, onde através das trocas de experiências entre professores supervisores e graduandos, como também das formações teóricas e práticas ofertadas pelo Programa em questão, evidencia-se experiências exitosas de práticas leitoras e do trabalho destas em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Mediação de leitura na Educação Básica" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, LEITURA, MEDIAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_24_09_2014_14_30_27_idinscrito_681_b54e1b9ad8b59a50f5ceb35008e0b89e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LEIDIANA LIRA DE SOUSA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "LEIDIANA" "autor_email" => "leidargeu2@gmail.com" "autor_ies" => "IFRN/ UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }