Neste artigo, ligado ao grupo de trabalho Mediação de leitura na Educação Básica – aberto durante a realização da V SETEPE (Semana de Estudos, Teorias e Práticas Educativas) será apresentado o resultado de estudos e pesquisa realizados durante a primeira fase do Mestrado Acadêmico em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Assim, esse artigo apresenta resultados de pesquisa, numa abordagem quantitativa e qualitativa, caracterizada como uma pesquisa de campo e consolidada a partir de visitas a duas escolas públicas do município X, ligadas à rede estadual e municipal de ensino, cuja proposta de trabalho tem como foco a verificação do papel e atuação das bibliotecas e salas de leitura localizadas no próprio ambiente escolar – ao nosso entender, coadjuvantes no processo de formação de leitores. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida através da verificação de documentos inerentes à instituição escolar (como o Projeto Político Pedagógico e Projeto de Formação Leitora) assim como a observação dos espaços de leitura - salas específicas e/ou bibliotecas, além de entrevistas com o pessoal responsável por estes espaços (auxiliares de bibliotecas). Nesse sentido, ressalta-se a contribuição desta pesquisa como constituição de um espaço de discussão e reflexão sobre questões pertinentes quando o assunto em pauta é a formação de leitores e, principalmente o planejamento e atuação dos responsáveis pelos ambientes disponíveis para esse fim intensificando o trabalho do professor que, evidentemente, tem caráter essencial. Tomou-se como base e fundamentação teórica autores como: Azevedo (2006), Shavit (2003), Pontes (2012), Colomer (2006), entre outros que discutem, analisam e sugerem espaços de formação leitora no ambiente escolar desde os anos iniciais.