A nossa proposta neste artigo é analisar três episódios de insucesso comunicativo, dentre eles uma aula em um Programa de Pós-Graduação de uma IFES da região Nordeste, envolvendo um professor universitário e interlocutores distintos. A partir de uma revisão teórica nós explicitamos as diferentes concepções de polidez, procurando demonstrar suas aplicações para a análise dos episódios e a importância deste nos contextos de comunicação. Levantamos algumas hipóteses explicativas para os eventos, dentre as quais estão: (i)os fatores que influenciam as percepções dos atores envolvidos a respeito do que é ou não polido; (ii) as percepções das relações de poder que se manifestam na interação entre alunos e professor nos cursos de pós-graduação; e (iii) o impacto do uso das estratégias de (im) para a formação docente. A nossa interlocução é com Lenvinson & Brown (1998), Barros (2005, 2009 e 2010), Austin (1952/1990), e outros. É com base na perspectiva teórica, da interação social, que o presente artigo tem por objetivo apresentar partes de discursos de um professor universitário/gestor público em diferentes contextos, com diferentes interlocutores, evidenciando as marcas de (im) polidez destes discursos.