Desde a década de 1980 iniciam-se os estudos que buscam elevar a docência ao status profissional das profissões clássicas, tais como a medicina e o direito. Buscamos, neste estudo, refletir sobre a (des)profissionalização da docência no Alto-Oeste Potiguar. Para isso, dedicamo-nos às análises dos discursos evocados pelos alunos(as)-professores(as) que concluíram o Curso de Pedagogia pelo PROFORMAÇÃO/CAMEAM/UERN (1999-2006), e dos alunos(as)-professores(as) em formação que participaram do PIBID/PEDAGOGIA/CAMEAM/UERN (2012-2014), o que demonstra nossa ênfase no magistério dos Anos Iniciais. Para a coleta de dados, usamos os memoriais de formação e narrativas autobiográficas, respectivamente. A perspectiva discursiva e dialógica da linguagem bakhtiniana subsidiou nossas compreensões. Ao final do estudo concluímos que na região investigada o ensino ainda padece de certos preceitos que proporcionam à profissionalização, tais como: concurso público para ingresso na profissão, desvincular a imagem de vocação e dom para ensinar, formação adequada para a inserção profissional, tendo em vista a construção de um repertório mínimo de saberes.