O aluno de Ensino Médio não é aluno de Filosofia! Reconhecendo está dificuldade, este trabalho pretende, de forma pedagógica, mostrar mais um método de ensino aprendizagem para se utilizar e facilitar o ensino da disciplina de Filosofia no Ensino Médio. O jogo didático é uma forma de estreitar o longo caminho entre o assunto ofertado pelo professor e a aprendizagem do aluno em sala de aula, favorecendo o conhecimento a ser adquirido pelo mesmo. Este trabalho busca objetivar uma forma de trabalhar a disciplina Filosofia (tida por muitos como matéria puramente teórica e cansativa) de forma atrativa, descontraída e de uma maneira prática, buscando uma total compreensão do assunto ofertado pelo professor. Os jogos foram elaborados e confeccionados através de um trabalho desenvolvido pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. São jogos fáceis e que são existentes em outra forma de modelo, ou seja, os tradicionais jogos do UNO, DOMINÓ e o JOGO DA MÉMORIA. Nesta nova proposta, estes jogos partirão de um conteúdo com especificidade apenas da Filosofia, mais ainda contendo a forma ou essência do jogo original. Os jogos filosóficos foram desenvolvidos com uma metodologia voltada para os conteúdos da Filosofia, ou seja, conhecer os filósofos e suas ideias, e a partir deste conhecimento introdutório e lúdico, desenvolver de forma mais problematizadora os principais pensamentos dos filósofos, o contexto inserido e suas conclusões sempre em comunhão com o nosso cotidiano atual. Contudo, os jogos devem ter sempre o acompanhamento do professor, como facilitador e mediador, para um melhor desvelamento de dúvidas e uma melhor correlação entre o jogo e o tema desenvolvido.