O presente artigo apresenta reflexões sobre as Representações Sociais como valores e sentimentos possíveis entre os atores do processo ensino-aprendizagem como prática aprendizagem, bem como analisar as representações sociais entre os sujeitos cognoscentes, como fatores determinantes no processo de aprendizagem humana. Sendo possível duplamente através das ciências; psicopedagógicas e hermenêuticas que contribuem e convergem a uma investigação indispensável ao processo educacional. Enfoca teorias das representações sociais que funcionam como um sistema de interpretação, são, então, resultados da interpretação de significados que as pessoas utilizam para entender o mundo. E a partir de uma abordagem hermenêutica constitui-se em paradigma universal que busca uma compreensão totalizante, e penetra na discussão com outros paradigmas e afirma apresentar respostas para as questões dos outros paradigmas, portanto uma interpretação científica que da finitude as demais ciências e abre horizontes interpretativos e interfere na prática educativa possibilita compreensão dela que, assim como nesse trabalho, embasa teoricamente a psicopedagogia e que nessa junção das ciências nos faz observar a importância das relações constituídas na subjetividade e intersubjetividade humana que provocam ações diferenciadas e permitem novas situações de aprendizagem.