NOVAS TECNOLOGIAS: PARADIGMA ENTRE INCLUSÃO DIGITAL E ANALFABETISMO DIGITAL NA ESCOLA
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8187 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 331 "inscrito_id" => 406 "titulo" => "NOVAS TECNOLOGIAS: PARADIGMA ENTRE INCLUSÃO DIGITAL E ANALFABETISMO DIGITAL NA ESCOLA" "resumo" => "RESUMO: Este artigo sob o título Novas Tecnologias: paradigma entre inclusão digital e analfabetismo digital na escola, insere-se no âmbito de uma pesquisa bem como de uma revisão de literatura de caráter bibliográfico descritivo e cuja preocupação maior foi descrever qualitativamente os dados, de forma a rejeitar a quantificação, e, portanto, procurar entender o fenômeno em sua especificidade. Pretendeu-se a analisar a importância da utilização das mídias e recursos tecnológicos dentro da sala de aula do 6°, 7°, 8° e 9° matutino do Centro de Ensino Fundamental Luzia Maia. Enfatizando a importância de novos recursos tecnológicos na escola, bem como, discutir sobre os desafios da educação entre diferentes gerações. O questionário demorou cerca de 10 a 15 minutos para ser respondido. A aplicação da pesquisa se dividiu em três etapas distintas. A primeira caracterizou-se pelo diálogo entre os pesquisadores (as) que aqui relatam e os pesquisados para explanação. A segunda parte evidenciou-se para a análise das respostas dadas pelos pesquisados e a avaliação das mesmas, que serão relatadas mais adiante. A pesquisa acima mencionada foi feita no período do dia 10 de julho de 2014 a 20 de julho de 2014. Os pesquisados deveriam responder os questionamentos de cunho pessoal de forma sincera e objetiva, os mesmos foram questionados individualmente. Por fim, a terceira etapa da pesquisa foi dedicada à elaboração deste artigo, no qual procuramos exibir o resultado do questionário dos pesquisadores junto às pessoas selecionadas, os discentes por rendimento escolar, e os docentes por lecionar na série/ano escolhido para estudo, tendo assim a oportunidade de expor parcialmente os conhecimentos obtidos, bem como na pesquisa; e o registro das impressões causadas pela mesma na nossa vida pessoal e profissional, pois tudo que assimilamos nesse espaço de aprendizagem foi e será importante, haja vista que para o ser humano há sempre ideias a buscar onde se faz necessário um somatório positivo de conhecimento e o nosso está começando para alcançarmos o que mais se deseja: nossa profissionalização em parceria de uma reflexão crítica e eficaz sobre a situação das novas tecnológicas com o cotidiano escolar na atualidade educacional catoleense - paraibana." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O ensino e as tecnologias da informação e comunicação (TIC)" "palavra_chave" => "ESCOLA., INCLUSÃO., TECNOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_29_09_2014_15_26_28_idinscrito_406_8617963df4636790f556e4b65b59fa24.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELIANE VIEIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ELIANE DANTAS" "autor_email" => "maelidantas@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8187 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 331 "inscrito_id" => 406 "titulo" => "NOVAS TECNOLOGIAS: PARADIGMA ENTRE INCLUSÃO DIGITAL E ANALFABETISMO DIGITAL NA ESCOLA" "resumo" => "RESUMO: Este artigo sob o título Novas Tecnologias: paradigma entre inclusão digital e analfabetismo digital na escola, insere-se no âmbito de uma pesquisa bem como de uma revisão de literatura de caráter bibliográfico descritivo e cuja preocupação maior foi descrever qualitativamente os dados, de forma a rejeitar a quantificação, e, portanto, procurar entender o fenômeno em sua especificidade. Pretendeu-se a analisar a importância da utilização das mídias e recursos tecnológicos dentro da sala de aula do 6°, 7°, 8° e 9° matutino do Centro de Ensino Fundamental Luzia Maia. Enfatizando a importância de novos recursos tecnológicos na escola, bem como, discutir sobre os desafios da educação entre diferentes gerações. O questionário demorou cerca de 10 a 15 minutos para ser respondido. A aplicação da pesquisa se dividiu em três etapas distintas. A primeira caracterizou-se pelo diálogo entre os pesquisadores (as) que aqui relatam e os pesquisados para explanação. A segunda parte evidenciou-se para a análise das respostas dadas pelos pesquisados e a avaliação das mesmas, que serão relatadas mais adiante. A pesquisa acima mencionada foi feita no período do dia 10 de julho de 2014 a 20 de julho de 2014. Os pesquisados deveriam responder os questionamentos de cunho pessoal de forma sincera e objetiva, os mesmos foram questionados individualmente. Por fim, a terceira etapa da pesquisa foi dedicada à elaboração deste artigo, no qual procuramos exibir o resultado do questionário dos pesquisadores junto às pessoas selecionadas, os discentes por rendimento escolar, e os docentes por lecionar na série/ano escolhido para estudo, tendo assim a oportunidade de expor parcialmente os conhecimentos obtidos, bem como na pesquisa; e o registro das impressões causadas pela mesma na nossa vida pessoal e profissional, pois tudo que assimilamos nesse espaço de aprendizagem foi e será importante, haja vista que para o ser humano há sempre ideias a buscar onde se faz necessário um somatório positivo de conhecimento e o nosso está começando para alcançarmos o que mais se deseja: nossa profissionalização em parceria de uma reflexão crítica e eficaz sobre a situação das novas tecnológicas com o cotidiano escolar na atualidade educacional catoleense - paraibana." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O ensino e as tecnologias da informação e comunicação (TIC)" "palavra_chave" => "ESCOLA., INCLUSÃO., TECNOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_29_09_2014_15_26_28_idinscrito_406_8617963df4636790f556e4b65b59fa24.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELIANE VIEIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ELIANE DANTAS" "autor_email" => "maelidantas@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }