A família enquanto instituição social com as funções que possui atualmente surgiu concomitantemente à instituição escolar no contexto da modernidade. Ambas possuem a função de socializar os indivíduos. Nosso objetivo, é compreender os níveis de participação das famílias no contexto escolar e a relação existente entre a participação familiar e o processo de ensino aprendizagem dos alunos da escola municipal Vingt Rosado em Areia Branca-RN. Para isso, Realizamos uma revisão bibliográfica sobre a relação família escola e no que concerne a questão empírica, visitamos salas de aula, participamos de algumas reuniões de pais e do conselho escolar e realizamos entrevistas semi-estruturadas com a diretora da escola, 05 professoras e 10 mães de alunos. Ademais, analisamos atas de reuniões,diários de classe, e outros registros escolares. Diante disso, percebemos que a maioria das famílias não participam das reuniões de pais, do conselho escolar e de outros momentos de interação família/escola, a exceção são os momentos festivos organizados pela escola que contam uma participação massiva, sobretudo das mães. Um dos grandes empecilhos ao processo de participação da família no ambiente escolar são as visões estereotipadas de professores sobre as famílias e vice-versa. Desse modo, ficou claro que, o sucesso do processo de ensino aprendizagem depende indubitavelmente da participação familiar na escola.