Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

CANTIGAS DE RODA: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA

Palavra-chaves: CANTIGAS DE RODA, EDUCAÇÃO INFANTIL, MÚSICA E CULTURA Comunicação Oral (CO) A leitura e a formação de leitores: importância e contribuições para o desenvolvimento social da criança
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8117
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 349
    "inscrito_id" => 380
    "titulo" => "CANTIGAS DE RODA: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade fazermos um relato sobre uma prática pedagógica desenvolvida na Escola Municipal Isaias Bessa no município de Taboleiro Grande com crianças da pré-escola, tendo como objetivo resgatar as Cantigas de Roda na sala de aula da educação Infantil. Para tanto tivemos como suporte teórico autores como: (RCNEI, 1998); MARTINS (2012) e outros para fundamentar nosso artigo. Em linhas gerais a realização desse projeto possibilitou abrirmos um espaço para se trabalhar as cantigas de roda em nossa escola, e ao mesmo tempo, pudemos concluir que o resgate se efetivou, pois, com o uso das cantigas de roda em sala de aula, houve uma ativação da memória das crianças, no que se refere, à cultura de se brincar com as cantigas de roda. Constatamos ainda que a memória se fez presente no momento da realização desse projeto, no entanto, só permanecerá diante da postura critica do professor da prática pedagógica. Assim sendo acreditamos que os objetivos do projeto de resgatar as cantigas de roda foram atingidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A leitura e a formação de leitores: importância e contribuições para o desenvolvimento social da criança"
    "palavra_chave" => "CANTIGAS DE RODA, EDUCAÇÃO INFANTIL, MÚSICA E CULTURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_29_09_2014_23_33_11_idinscrito_380_4711f3576491c265c195ab2c7eb025ad.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA SOARES PINTO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "FÁTIMA RODRIGUES"
    "autor_email" => "fatima.rodriguez33@hotmai"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8117
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 349
    "inscrito_id" => 380
    "titulo" => "CANTIGAS DE RODA: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade fazermos um relato sobre uma prática pedagógica desenvolvida na Escola Municipal Isaias Bessa no município de Taboleiro Grande com crianças da pré-escola, tendo como objetivo resgatar as Cantigas de Roda na sala de aula da educação Infantil. Para tanto tivemos como suporte teórico autores como: (RCNEI, 1998); MARTINS (2012) e outros para fundamentar nosso artigo. Em linhas gerais a realização desse projeto possibilitou abrirmos um espaço para se trabalhar as cantigas de roda em nossa escola, e ao mesmo tempo, pudemos concluir que o resgate se efetivou, pois, com o uso das cantigas de roda em sala de aula, houve uma ativação da memória das crianças, no que se refere, à cultura de se brincar com as cantigas de roda. Constatamos ainda que a memória se fez presente no momento da realização desse projeto, no entanto, só permanecerá diante da postura critica do professor da prática pedagógica. Assim sendo acreditamos que os objetivos do projeto de resgatar as cantigas de roda foram atingidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A leitura e a formação de leitores: importância e contribuições para o desenvolvimento social da criança"
    "palavra_chave" => "CANTIGAS DE RODA, EDUCAÇÃO INFANTIL, MÚSICA E CULTURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_29_09_2014_23_33_11_idinscrito_380_4711f3576491c265c195ab2c7eb025ad.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA SOARES PINTO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "FÁTIMA RODRIGUES"
    "autor_email" => "fatima.rodriguez33@hotmai"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

Este trabalho tem como finalidade fazermos um relato sobre uma prática pedagógica desenvolvida na Escola Municipal Isaias Bessa no município de Taboleiro Grande com crianças da pré-escola, tendo como objetivo resgatar as Cantigas de Roda na sala de aula da educação Infantil. Para tanto tivemos como suporte teórico autores como: (RCNEI, 1998); MARTINS (2012) e outros para fundamentar nosso artigo. Em linhas gerais a realização desse projeto possibilitou abrirmos um espaço para se trabalhar as cantigas de roda em nossa escola, e ao mesmo tempo, pudemos concluir que o resgate se efetivou, pois, com o uso das cantigas de roda em sala de aula, houve uma ativação da memória das crianças, no que se refere, à cultura de se brincar com as cantigas de roda. Constatamos ainda que a memória se fez presente no momento da realização desse projeto, no entanto, só permanecerá diante da postura critica do professor da prática pedagógica. Assim sendo acreditamos que os objetivos do projeto de resgatar as cantigas de roda foram atingidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.