O artigo intitulado O pedagogo-professor da Educação Infantil: desafios na relação teoria e prática do cuidar e educar é integra a pesquisa monográfica O cuidar e o educar na Educação Infantil: o descortinar da relação teoria e prática, apresentada no ano de 2012, como trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, no “Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia”, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil (CAMEAM/UERN/ BR). O artigo é de cunho qualitativo e com base em revisão bibliográfica. Objetiva identificar alguns dos desafios acerca da relação entre a teoria e prática do cuidar e do educar na Educação Infantil e neste ínterim, sobre o papel do pedagogo enquanto professor deste nível de ensino. Tem como alicerce o seguinte referencial teórico: Antunes (2010), Angotti (1998), Imbernón (2001), Ferreira (2006), Freire (1996), Pimenta e Lima (2008). A pesquisa é relevante por contribuir com reflexões acerca do papel do pedagogo professor da Educação Infantil, por permitir reflexões frente às práticas pedagógicas e por proporcionar discussões pertinentes acerca da formação profissional de professores para este nível de ensino. É tempo que a Educação Infantil se projete enquanto primeiro nível de ensino no corpo da educação básica, desafio que se apresenta para este professor.