O PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8220 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 249 "inscrito_id" => 739 "titulo" => "O PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade, traçar uma ponte entre teoria e prática no ensino de espanhol como língua estrangeira a partir de observações e intervenções realizadas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Estadual Profª Maria Edilma de Freitas, localizada na cidade de Pau dos Ferros/ RN. Nosso trabalho propõe uma discussão crítica e reflexiva sobre experiências a partir da regência ministrada em um curso livre sobre a língua espanhola no ENEM. Traçamos nossas discussões com base nos documentos oficiais de ensino como, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998) e Orientações Curriculares Nacionais (OCN, 2008), Fernández (2000) e Coracini (1995). Acreditamos que o trabalho seja relevante por possibilitar reflexão sobre processos indispensáveis para a formação docente, como por exemplo a fase de observações e diagnóstico do ambiente escolar, bem como as interferências possibilitadas pelo curso ministrado na referida escola. As experiências apontam a importância de estudarmos os textos teóricos antes de irmos à campo, no sentido de estarmos preparados para lidarmos com à realidade do ensino de língua estrangeira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas formativas no PIBID: relatos de experiências na docência" "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO, LETRAS ESPANHOL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_24_09_2014_17_46_59_idinscrito_739_384ca5454dc89be6d7f127a94564ed47.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAYANE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "DAYANE" "autor_email" => "day_ane_df@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8220 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 249 "inscrito_id" => 739 "titulo" => "O PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade, traçar uma ponte entre teoria e prática no ensino de espanhol como língua estrangeira a partir de observações e intervenções realizadas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Estadual Profª Maria Edilma de Freitas, localizada na cidade de Pau dos Ferros/ RN. Nosso trabalho propõe uma discussão crítica e reflexiva sobre experiências a partir da regência ministrada em um curso livre sobre a língua espanhola no ENEM. Traçamos nossas discussões com base nos documentos oficiais de ensino como, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998) e Orientações Curriculares Nacionais (OCN, 2008), Fernández (2000) e Coracini (1995). Acreditamos que o trabalho seja relevante por possibilitar reflexão sobre processos indispensáveis para a formação docente, como por exemplo a fase de observações e diagnóstico do ambiente escolar, bem como as interferências possibilitadas pelo curso ministrado na referida escola. As experiências apontam a importância de estudarmos os textos teóricos antes de irmos à campo, no sentido de estarmos preparados para lidarmos com à realidade do ensino de língua estrangeira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas formativas no PIBID: relatos de experiências na docência" "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO, LETRAS ESPANHOL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_24_09_2014_17_46_59_idinscrito_739_384ca5454dc89be6d7f127a94564ed47.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAYANE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "DAYANE" "autor_email" => "day_ane_df@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }