Este trabalho tem como finalidade, traçar uma ponte entre teoria e prática no ensino de espanhol como língua estrangeira a partir de observações e intervenções realizadas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Estadual Profª Maria Edilma de Freitas, localizada na cidade de Pau dos Ferros/ RN. Nosso trabalho propõe uma discussão crítica e reflexiva sobre experiências a partir da regência ministrada em um curso livre sobre a língua espanhola no ENEM. Traçamos nossas discussões com base nos documentos oficiais de ensino como, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998) e Orientações Curriculares Nacionais (OCN, 2008), Fernández (2000) e Coracini (1995). Acreditamos que o trabalho seja relevante por possibilitar reflexão sobre processos indispensáveis para a formação docente, como por exemplo a fase de observações e diagnóstico do ambiente escolar, bem como as interferências possibilitadas pelo curso ministrado na referida escola. As experiências apontam a importância de estudarmos os textos teóricos antes de irmos à campo, no sentido de estarmos preparados para lidarmos com à realidade do ensino de língua estrangeira.