O processo de formação inicial nos cursos de licenciaturas ainda enfrenta dificuldades na consecução de seus objetivos. Por sua vez, o licenciado, legalmente autorizado para atuar no espaço da escola, muitas vezes apresenta uma série de lacunas em sua formação. A expectativa, pois, tem sido de que as instituições de ensino superior busquem oferecer ao licenciado uma formação que contenha todo o subsídio para uma atuação consistente, a qual não pode se limitar à aprendizagem de metodologias e procedimento, visto que o lócus da escola está cheio de incertezas e efetivamente formado por um público decididamente heterogêneo. Neste sentido, associada à aprendizagem didático pedagógica, deve haver uma formação que permita ao futuro docente ir além da simples reprodução daquilo que aprendeu na universidade, e que possibilite a formação de um sujeito capaz de refletir sobre a realidade e sobre as práticas que se fazem presentes no espaço da escola. Portanto, o licenciado deve ser capaz de fazer, refazer e refazer-se continuamente, construindo estratégias de ação. Considerando essa problemática, o propósito desse projeto é desenvolver, junto aos alunos do PIBID do Curso de Educação Física – CEF/CAMEAM/UERN, o exercício de uma prática formativa fundada no eixo professor/pesquisador, tendo como marco teórico/epistemológico a abordagem multireferrencial. As estratégias para a execução desse trabalho foram pensadas nos moldes da pesquisa/ação, visando contribuir para a reflexão e reeducação do olhar, bem como a inclusão de si mesmo no processo de aprendizagem e de formação. Como produto desse processo, é esperado o encaminhamento de uma intenção de pesquisa que possibilite encaminhar o futuro TCC. Assim, o trabalho proposto assume como referência os seguintes autores: Ardoino, Barbosa, Morin e Kincheloe.