DIAS, Maria Do Socorro Oliveira et al.. Leitura: uma busca do prazer em ler. Anais V SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/8181>. Acesso em: 22/12/2024 19:19
Este artigo apresenta reflexões acerca do ensino de leitura pautado em estratégias de leitura, bem como a descrição e os resultados de uma atividade prática de leitura – Leitura protocolada – na qual, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental foram instigados a fazer uma leitura dirigida a fim de proporcionar maior empenho e desenvoltura no processo da leitura. O objetivo da atividade era propor a reflexão sobre novas possibilidades de se trabalhar a leitura na perspectiva de formação de leitores ativos e sujeitos conscientes de seu papel diante do texto, promovendo também o resgate do prazer na atividade leitora. Após a aplicação da Leitura protocolada em sala de aula, observamos que os resultados foram positivos na medida em que notamos engajamento e participação construtiva dos alunos mediante o que foi proposto.