Resultante das discussões da disciplina Formação, Ensino e Práticas Corporais em Educação Física, ministrada no Mestrado em Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, semestre 2012.2, esse artigo teve como objetivo analisar, pois, o efeito transformador no processo formativo do indivíduo, por meio das aulas de Educação Física, desenvolvidas no Programa Mais Educação, do Governo Federal. Tomamos como base teórica autores renomados na área, tais como: Darido (2003), Friedmann (1996), Gil (2002), Kishimoto (2007), Soares (1992). Tratou-se de uma pesquisa de caráter teórico-empírico, na qual combina a pesquisa bibliográfica com a pesquisa de campo. O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal Professora Lourdes Mota, localizada na zona urbana de Apodi-RN. A população foram os 42 (quarenta e dois) alunos inscritos no Programa Mais Educação da referida escola, entre meninos e meninas do 6º e 7º ano do ensino fundamental II. A coleta de dados ocorreu pela participação dos alunos para decorrência do plano de unidade, e como para a efetivação da participação um relatório, que descreveu as atitudes, comportamento, participação e algumas falas dos alunos. A pesquisa obteve resultados significativos no que se refere a frequência e a participação da turma nas aulas, visto que iniciamos com 10 (dez) alunos e finalizamos com 18 (dezoito), de um total de 42 (quarenta e dois) alunos inscritos. Embora, no inicio das atividades os alunos só queriam jogar o Futsal propriamente dito, ao decorrer das aulas eles demonstraram interesse, participação e cooperação através dos jogos e brincadeiras aplicadas no Futsal. Além disso, outros problemas foram identificados na pesquisa como: os alunos eram agitados e não respeitam aos comandos do professor; a ansea pelo jogo de Futsal e, por fim, a falta de estrutura, no que se refere ao transporte escolar, prejudicando a continuidade do Projeto Mais Educação. Por fim, compreendemos que as atividades com jogos revelam a importância deste instrumento como um recurso pedagógico de ensino e de aprendizagem, com possibilidade de aplicação no Projeto Mais Educação no conteúdo de Educação Física, ficando evidente que o jogo desperta interesse, motivação e envolvimento do participante com a atividade, interações positivas nas relações interpessoais.