Este trabalho concebe a linguagem como forma de interação e construção de sentido e defende a alfabetização e o letramento como processos indissociáveis e relevantes para o aprendizado da leitura e da escrita na escola, pautando-se nas concepções teóricas de Antunes, Cagliari, Freire, Koch, Soares, Tfouni, entre outros, bem como nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Nesse sentido, apresenta uma pesquisa qualitativa com oito crianças, todas com seis anos de idade, de uma escola da rede pública oficial, observando e analisando a prática pedagógica das professoras dessas mesmas crianças - considerando suas concepções sobre alfabetização e letramento, método e metodologias empregadas em sala de aula - e o desempenho das referidas crianças em eventos de letramento, revelando que ainda existe realidade diferente do que os teóricos entendem por alfabetizar letrando.Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Práticas de letramento.