Nas últimas décadas vêm se intensificando as preocupações inerentes à temática ambiental e as iniciativas dos variados setores da sociedade para o desenvolvimento de atividades e projetos no intuito de educar as comunidades, procurando sensibilizá-las para as questões ambientais. O objetivo deste trabalho foi verificar a viabilidade da adoção de ações práticas de educação ambiental dentro do processo de ensino aprendizagem da educação básica. O trabalho foi conduzido junto a Escola Estadual Alfaville, situada no município de Mossoró-RN. A coleta de dados foi feita através de questionários primário estruturado tanto aos alunos quanto aos professores da mesma. O foco do questionário versou sobre as melhorias na aprendizagem dos alunos, dentro da temática da Educação Ambiental, após aplicação dos projetos. Realizou-se a tabulação dos dados e a partir destas a construção dos gráficos. Ao final da pesquisa verificou-se a aprovação dos atores envolvidos nas ações adotadas, assim como o nível de aprovação dos responsáveis do alunado que participaram da reunião de pais e mestres, o que demonstra a viabilidade na adoção das práticas e possibilidade de repetição, passando a fazer parte do calendário escolar regular da instituição.