Este trabalho deriva de um projeto de intervenção de leitura no espaço da biblioteca intitulado: Leitura um caminho para o conhecimento, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rômulo Pires na cidade de Sousa – Paraíba. Tem a finalidade de refletir sobre metodologias vivenciadas numa biblioteca que possam incentivar o gosto pela leitura. Embasa-se em pressupostos teóricos de Solé (1998), Pietri (2009), Paiva (2009), que vêm discutir as práticas de leitura numa perspectiva de formação leitora. Trataremos de demonstrar as atividades de leitura desenvolvidas na biblioteca, a citar: conto e reconto de histórias que tiveram como intuito desenvolver o gosto pelo ato de ler, apontando mudanças comportamentais dos envolvidos frente às experiências vividas em momentos de leitura nesse espaço escolar. Essas experiências contribuíram de forma ímpar para a apropriação dos novos saberes de forma a conduzir o desejo de participação nessa contação de histórias; produções orais, através da mala da leitura, leitura deleite, ou seja, diferentes práticas que vieram somar as ações efetivas para a aquisição de novos conhecimentos. Realizadas as intervenções pertinentes, foi possível perceber que a arte de utilizar recursos e dar vida útil aos espaços físicos, concebe maior atração dos participantes e, o ato de ler deixa de ser metódico e passa a ser compreendido como algo prazeroso. Este mesmo ambiente passa a ser visto como local de autoajuda, desenvolvedor das habilidades de leitura individual. O impacto advindo do desejo de superação das dificuldades sutilmente instiga curiosidade, desejo aprende a ler com prazer.