SUASSUNA, Delane Leite et al.. Educação e inclusão para os deficientes visuais. Anais V SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/8139>. Acesso em: 22/12/2024 14:29
Apresenta-se como finalidade neste artigo uma reflexão acentuada sobre a proposta da educação inclusiva, detendo um olhar aos sujeito com necessidades educacionais especiais, especialmente deficiência visual diante desta questão apresenta-se nova questão: como lidar com a diferença; como propor iniciativas inovadoras que propiciem uma educação para todos sem distinção. Acreditar na diversidade como uma aceitação ao desenvolvimento de uma prática diferenciada, pautada por competências para inserir os alunos com deficiências no ensino regular, não por ser um direito constitucional, mas pelo dever de assumir seu papel como agente participativo na sociedade atual, que exerce sua função com compromisso e responsabilidades.Torna-se mais plausível a inclusão dos sujeitos com necessidades especiais na atualidade, devido aos programas de políticaspúblicas educacionais que estão sendo implantadas para alavancar a educação inclusiva.Precisa existir além da aceitação no mesmo meio social, um convívio de igualdade em todas as atividades desenvolvidas. Precisa-se também pensar no mundo além da família e da escola, onde a comunidade aceite sem nenhum ato discriminatório e reconheça neste indivíduo portador de limitações, capacidades que não há impeçam de assumir as mesmas funções que as pessoas sem limitações desenvolvem. Nessa perspectiva precisamos compreender a diversidade humana como um desafio que se apresenta nas relações interpessoais de inclusão social e educacional que ancorados em oposições como normalidades e anormalidades privam os sujeitos de participarem de um ensino comum e uma educação para todos.