Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE DO PLANO DE AULA

Palavra-chaves: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, PLANO DE AULA, GÊNERO TEXTUAL Comunicação Oral (CO) Questões de linguagem, ensino e formação de professores de línguas.
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8196
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 318
    "inscrito_id" => 587
    "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE DO PLANO DE AULA"
    "resumo" => "RESUMO: O trabalho: “O Ensino de Língua Portuguesa: Análise do Plano de Aula” é resultado de uma revisão bibliográfica de autores como Travaglia (2001), Geraldi (1999) e Antunes (2009), que discutem aspectos importantes para a compreensão do ensino de Língua Portuguesa. Como também da análise de um plano de aula elaborado e apresentado por nós como requisito da disciplina de Ensino de Língua Portuguesa, ofertado pela professora Maria Lúcia Pessoa Sampaio, no 6º período do curso de Pedagogia na instituição de ensino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN - CAMEAM. Tendo como propósito, agregar conhecimento sobre o assunto em questão. Para tanto, o trabalho é de natureza teórica - prática, onde objetivamos fazer reflexões acerca do plano de aula numa perspectiva crítica e sistematizada e também fazermos referência às vozes de teóricos renomados. O artigo discute sobre os gêneros textuais, os tipos de ensino de Língua Portuguesa e sobre o plano de aula, buscando perceber neste qual o ensino em execução. Contudo, percebemos que o ensino de Língua Portuguesa deve está articulado com o contexto no qual os alunos estão inseridos, e a análise do plano de aula nos possibilitou perceber a importância do uso do texto em sala de aula, por oportunizar aos alunos o contato com os diversos gêneros, contribuindo assim para o processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Questões de linguagem, ensino e formação de professores de línguas."
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, PLANO DE AULA, GÊNERO TEXTUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_29_09_2014_09_44_27_idinscrito_587_ee64ec4ab252f68a0bc17aedb59b87f5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE FLORÊNCIO DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE FLORÊNCIO"
    "autor_email" => "simonef_freitas@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8196
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 318
    "inscrito_id" => 587
    "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE DO PLANO DE AULA"
    "resumo" => "RESUMO: O trabalho: “O Ensino de Língua Portuguesa: Análise do Plano de Aula” é resultado de uma revisão bibliográfica de autores como Travaglia (2001), Geraldi (1999) e Antunes (2009), que discutem aspectos importantes para a compreensão do ensino de Língua Portuguesa. Como também da análise de um plano de aula elaborado e apresentado por nós como requisito da disciplina de Ensino de Língua Portuguesa, ofertado pela professora Maria Lúcia Pessoa Sampaio, no 6º período do curso de Pedagogia na instituição de ensino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN - CAMEAM. Tendo como propósito, agregar conhecimento sobre o assunto em questão. Para tanto, o trabalho é de natureza teórica - prática, onde objetivamos fazer reflexões acerca do plano de aula numa perspectiva crítica e sistematizada e também fazermos referência às vozes de teóricos renomados. O artigo discute sobre os gêneros textuais, os tipos de ensino de Língua Portuguesa e sobre o plano de aula, buscando perceber neste qual o ensino em execução. Contudo, percebemos que o ensino de Língua Portuguesa deve está articulado com o contexto no qual os alunos estão inseridos, e a análise do plano de aula nos possibilitou perceber a importância do uso do texto em sala de aula, por oportunizar aos alunos o contato com os diversos gêneros, contribuindo assim para o processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Questões de linguagem, ensino e formação de professores de línguas."
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, PLANO DE AULA, GÊNERO TEXTUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_29_09_2014_09_44_27_idinscrito_587_ee64ec4ab252f68a0bc17aedb59b87f5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE FLORÊNCIO DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE FLORÊNCIO"
    "autor_email" => "simonef_freitas@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

RESUMO: O trabalho: “O Ensino de Língua Portuguesa: Análise do Plano de Aula” é resultado de uma revisão bibliográfica de autores como Travaglia (2001), Geraldi (1999) e Antunes (2009), que discutem aspectos importantes para a compreensão do ensino de Língua Portuguesa. Como também da análise de um plano de aula elaborado e apresentado por nós como requisito da disciplina de Ensino de Língua Portuguesa, ofertado pela professora Maria Lúcia Pessoa Sampaio, no 6º período do curso de Pedagogia na instituição de ensino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN - CAMEAM. Tendo como propósito, agregar conhecimento sobre o assunto em questão. Para tanto, o trabalho é de natureza teórica - prática, onde objetivamos fazer reflexões acerca do plano de aula numa perspectiva crítica e sistematizada e também fazermos referência às vozes de teóricos renomados. O artigo discute sobre os gêneros textuais, os tipos de ensino de Língua Portuguesa e sobre o plano de aula, buscando perceber neste qual o ensino em execução. Contudo, percebemos que o ensino de Língua Portuguesa deve está articulado com o contexto no qual os alunos estão inseridos, e a análise do plano de aula nos possibilitou perceber a importância do uso do texto em sala de aula, por oportunizar aos alunos o contato com os diversos gêneros, contribuindo assim para o processo de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.