Apesar dos avanços que já tivemos no sistema educacional brasileiro, ainda tem muitos desafios a ser enfrentado, um que é bastante comum ser encontrado nas escolas é a distorção idade-série, seja por motivos de abandono, entrada tardia na escola ou repetência. Seguindo esta temática, o referente trabalho tem como objetivo apresentar o relato de experiência do ‘Estágio Básico – Processos Educacionais’, desenvolvido em uma escola pública do município de Pau dos Ferros/RN. Para tanto, usamos como técnica de pesquisa a observação sistemática em uma sala de aula e como instrumento para coleta de dados, utilizamos como recurso a entrevista estruturada, aplicada à professora e mãe do aluno observado. Após coleta de dados e estudos sobre o fenômeno da distorção idade-série, obtivemos como resultado da pesquisa a certificação do caso. Identificamos, neste caso específico, que o motivo da distorção idade-série deve-se ao abandono da escola evidenciado pela própria vontade criança, sem interferência familiar. A realização deste nos possibilitou uma experiência bastante valorosa. O período do estágio é muito importante na construção acadêmica. A prática direta no campo de atuação de um futuro profissional seja na educação, ou qualquer outro segmento, causa um grande impacto, ao mesmo tempo em que favorece o crescimento e o conhecimento proporcionados pela experiência adquirida.