OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA DE UMA CRIANÇA COM DISTORÇÃO DE IDADE/SÉRIE EM UMA SALA MULTISSERIADA DE 2º E 3º ANO
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8237 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 428 "inscrito_id" => 653 "titulo" => "OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA DE UMA CRIANÇA COM DISTORÇÃO DE IDADE/SÉRIE EM UMA SALA MULTISSERIADA DE 2º E 3º ANO" "resumo" => "Apesar dos avanços que já tivemos no sistema educacional brasileiro, ainda tem muitos desafios a ser enfrentado, um que é bastante comum ser encontrado nas escolas é a distorção idade-série, seja por motivos de abandono, entrada tardia na escola ou repetência. Seguindo esta temática, o referente trabalho tem como objetivo apresentar o relato de experiência do ‘Estágio Básico – Processos Educacionais’, desenvolvido em uma escola pública do município de Pau dos Ferros/RN. Para tanto, usamos como técnica de pesquisa a observação sistemática em uma sala de aula e como instrumento para coleta de dados, utilizamos como recurso a entrevista estruturada, aplicada à professora e mãe do aluno observado. Após coleta de dados e estudos sobre o fenômeno da distorção idade-série, obtivemos como resultado da pesquisa a certificação do caso. Identificamos, neste caso específico, que o motivo da distorção idade-série deve-se ao abandono da escola evidenciado pela própria vontade criança, sem interferência familiar. A realização deste nos possibilitou uma experiência bastante valorosa. O período do estágio é muito importante na construção acadêmica. A prática direta no campo de atuação de um futuro profissional seja na educação, ou qualquer outro segmento, causa um grande impacto, ao mesmo tempo em que favorece o crescimento e o conhecimento proporcionados pela experiência adquirida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Estágios supervisionados nos cursos de licenciaturas: experiências e vivências no processo de formação" "palavra_chave" => "DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE, OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA, RELATO DE EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_19_28_06_idinscrito_653_0a8bd01e7ef22fd0a73bb2a155be18f5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERCLÉBIA CARLHANDIA DE AQUINO FRANÇA" "autor_nome_curto" => "CARLHANDIA AQUIN" "autor_email" => "carlhandiaaquino@hotmail." "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8237 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 428 "inscrito_id" => 653 "titulo" => "OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA DE UMA CRIANÇA COM DISTORÇÃO DE IDADE/SÉRIE EM UMA SALA MULTISSERIADA DE 2º E 3º ANO" "resumo" => "Apesar dos avanços que já tivemos no sistema educacional brasileiro, ainda tem muitos desafios a ser enfrentado, um que é bastante comum ser encontrado nas escolas é a distorção idade-série, seja por motivos de abandono, entrada tardia na escola ou repetência. Seguindo esta temática, o referente trabalho tem como objetivo apresentar o relato de experiência do ‘Estágio Básico – Processos Educacionais’, desenvolvido em uma escola pública do município de Pau dos Ferros/RN. Para tanto, usamos como técnica de pesquisa a observação sistemática em uma sala de aula e como instrumento para coleta de dados, utilizamos como recurso a entrevista estruturada, aplicada à professora e mãe do aluno observado. Após coleta de dados e estudos sobre o fenômeno da distorção idade-série, obtivemos como resultado da pesquisa a certificação do caso. Identificamos, neste caso específico, que o motivo da distorção idade-série deve-se ao abandono da escola evidenciado pela própria vontade criança, sem interferência familiar. A realização deste nos possibilitou uma experiência bastante valorosa. O período do estágio é muito importante na construção acadêmica. A prática direta no campo de atuação de um futuro profissional seja na educação, ou qualquer outro segmento, causa um grande impacto, ao mesmo tempo em que favorece o crescimento e o conhecimento proporcionados pela experiência adquirida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Estágios supervisionados nos cursos de licenciaturas: experiências e vivências no processo de formação" "palavra_chave" => "DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE, OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA, RELATO DE EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_19_28_06_idinscrito_653_0a8bd01e7ef22fd0a73bb2a155be18f5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERCLÉBIA CARLHANDIA DE AQUINO FRANÇA" "autor_nome_curto" => "CARLHANDIA AQUIN" "autor_email" => "carlhandiaaquino@hotmail." "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }