O processo de inclusão escolar refere-se à prerrogativa de oferecer aos alunos as condições necessárias para o seu desenvolvimento, inclusive aos que possuem deficiência auditiva. Estes, por sua vez, apresentam um comprometimento fisiológico nas funções auditivas, tornando desfavorável a percepção dos sons da fala e seu reconhecimento. Diante disso, ao serem incluídos no contexto escolar, se faz necessário de uma intérprete que se comunique a partir do bilinguismo. No entanto, percebemos que no Brasil, esse processo de inclusão do surdo ainda encontra-se em um processo de aplicabilidade apresentando muitas falhas, uma vez que não asseguram o processo de aprendizado dos alunos com necessidades educacionais especiais. Portanto, esse trabalho tem como objetivo analisar o processo de ensino e aprendizagem de um aluno surdo em uma escolar regular pública de ensino, localizada em Macau/RN. Para isso, utilizamos a observação e a entrevista semiestruturada como instrumentos para obter os dados, consequentemente, essa pesquisa configura-se como qualitativa. Os resultados mostram um aluno diagnosticado como surdo congênito inserido no contexto escolar acompanhado por uma intérprete que se comunica através do bilinguismo. Apesar disso, notamos um despreparo do professor no que se refere às adaptações pedagógicas para atender as necessidades educacionais desse aluno.