Este trabalho foi desenvolvido como atividade do componente curricular Organização da Educação Municipal, ministrada no 7º período do Curso de Pedagogia – CAMEAM/UERN, com o objetivo de realizar um breve diagnóstico sobre o Plano Municipal de Educação (PME) do município de Rafael-Fernandes/RN, atentando para as condições de funcionamento ou não do Conselho Municipal de Educação (CME) e suas contribuições para melhoria da educação, seja no âmbito educacional e/ou social. Soma-se a essa discussão, os aspectos da municipalização do ensino e do processo de construção da autonomia entre os entes federativos, compreendendo como acontece a participação da sociedade civil nas decisões referentes ao ensino. Para tanto, utilizaremos como aporte teórico autores como: ABREU e CORDIOLLI (2011), BOTH (1997), SAVIANI (1998), TEXEIRA (2004), dentre outros que discutem sobre as possibilidades e os entraves acerca da construção do PME e a municipalização do ensino, com as devidas responsabilidades conferidas a este. Assim sendo, ressaltamos a falta de recursos financeiros suficientes para oferta de qualidade do ensino, sob responsabilidade do município, bem como a falta de pessoas qualificadas para atuar nesse sistema, implicando na precária elaboração do PME, sem participação da sociedade civil na tomada de decisões da educação local, via conselho.