Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

O ENSINO DA CONCORDÂNCIA VERBAL A PARTIR DO FUNCIONALISMO LINGUÍSTICO

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Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar um projeto de letramento com foco no ensino de gramática, mais especificamente da concordância verbal, amparado no eixo funcionalista. Tal projeto faz parte da nossa pesquisa de mestrado do Programa Nacional de Mestrado profissional em Letras - PROFLETRAS/CAMEM/UERN, tendo em vista ser utilizado como instrumento de coleta do corpus, bem como proposta de atividades para contribuir com um ensino de gramática coerente com a funcionalidade e dinamicidade da língua. Teoricamente, nos amparamos nos pressupostos da gramática funcional com as ideias de Perini (2011); Vieira (2007); Cezário e Furtado da Cunha (2013), dentre outros; e, ainda em Oliveira e Tinoco et. all (2011) e suas noções de projetos de letramento, como também nos pressupostos de Neves (2013), haja vista considerar a importância e a necessidade de um ensino de gramática condizente com a realidade dos discentes e com a variabilidade constitutiva da língua. De modo geral, metodologicamente, laçamos mão de uma sequência de atividades grupais e individuais a partir de gêneros textuais específicos e pré-determinados. Com o desenvolvimento dessas atividades observamos resultados positivos no que diz respeito a compreensão do fenômeno da concordância verbal e de adequações e inadequações relacionadas ao grau de formalidade da linguagem. Além disso, lidamos com produções textuais situadas a fim desenvolver também habilidades de leitura e de escrita associadas ao ensino da concordância e ligadas ao ambiente virtual de um blog, o qual serviu de suporte para veículo das produções dos alunos.

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