O ensino de Geografia passou ao longo da história por diversas transformações, pautadas principalmente nas correntes do pensamento geográfico. A renovação pleiteia tanto o aspecto social como o físico, desta forma o ensino de Geografia Física, também se deve configurar de forma renovadora, superando as visões meramente descritivas e partindo para um pressuposto analítico e conceitual mais profundo. Justifica-se este trabalho elencando-se sua importância para os estudos que envolvem o ensino de Geografia Física nas escolas da rede pública municipal de Pau dos Ferros-RN. O presente trabalho teve como procedimento inicial um levantamento bibliográfico onde foi possível fazer o nivelamento teórico-conceitual. Por conseguinte, foram aplicados questionários com os professores da rede municipal de ensino. Os dados foram tabulados no software editor de gráficos, objetivando uma análise quali-quantitaiva do ensino apresentado no nível em foco. Os professores afirmaram que o livro didático é uma ferramenta de significativa importância no processo de ensino e aprendizagem, pois favorece a sistematização do ensino. É perceptível que os professores utilizam os relatórios e os seminários como as principais formas de avaliações, o fato supracitado torna-se satisfatório, pois reforça as explicações em campo e o que foi analisado em loco, fazendo com que os alunos sistematizem suas opiniões e diagnósticos. Portanto, observa-se uma dinamicidade no ensino de Geografia ministrado nas escolas analisadas, mesmo que as condições estruturais não contribuam efetivamente para um maior desenvolvimento destes métodos de ensino. As transformações sociais ocorridas no decorrer da história, possibilitou um olhar mais crítico na ciência geográfica, sobremaneira esta nova roupagem tem ganhado fôlego e destaque nas escolas, antes ausente.