SILVA, Herivélcia Maria Da et al.. Currículo: uma perspectiva multicultural. Anais V SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/8129>. Acesso em: 22/11/2024 11:04
RESUMO: Este trabalho tem por objetivo, mostrar como é importante o currículo diante de uma perspectiva multicultural, que possibilita ao professor, mostrar o seu desempenho diante das diversidades culturais, encontradas em sala de aula, por meio da interação e diálogo entre professores e alunos, envolvendo o sistema cultural da população em comunidade, cuja principal função, é desenvolver entre os discentes o estudo da sua cultura, e descoberta de se mesmo, sem esquecer, a importância do outro em seu convívio social. O termo multiculturalismo nos dias atuais vem sendo bastante discutido entre os pesquisadores que norteiam à areia educacional, visando mostrar que as diferenças, são a causa que nos tornam seres iguais, pelo fato de sermos diferentes. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, e como instrumento de coleta de dados utilizou do questionário. A análise dos dados obtidos será com base nos teóricos estudados: SILVA (2002), MACEDO (2006), LOPES (2011), CANDAU (1995) e MORREIRA (1999). O resultado da pesquisa nos possibilitou afirmar, que a docente tem uma reflexão tradicional de forma inovadora, acerca do currículo escolar, com base na vida cotidiana dos discentes, em seu ambiente natural.