O respectivo artigo intitulado “Aprendendo e ensinando com a ludicidade” se estrutura no esclarecimento de práticas interventivas no Centro Municipal de Educação Infantil Antonia Fernanda Jalles, situado na cidade de Natal (Rio Grande do Norte), pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e tem o intuito de apresentar relatos de experiências de práticas docentes em dois projetos (alimentação saudável e construção de uma horta como mediadora da mesma temática), desenvolvidos no presente centro infantil com turmas de nível III e IV com a proposta de construção de uma horta e da construção de elementos para fomentar a conscientização de uma alimentação saudável para as mesmas. Com o decorrer dos projetos mostraremos para as crianças os benefícios que o consumo de hortaliças de boa qualidade favorece ao nosso organismo, como também a construção de uma cultura ambiental, explicando a importância da reciclagem para que no futuro possamos ter um mundo com mais qualidade de vida, e que todos possam viver em harmonia com a natureza. Diante do exposto, podemos colocar a mão na massa, ou melhor, na terra e, lançar mãos a horta, pois é só com o conhecimento que poderemos transformar as pessoas, como disse Paulo Freire, “Educação não transforma o mundo, educação muda pessoas, pessoas transformam o mundo”. Desta forma, entender que cada um de nós temos parte influenciadora para a construção desse novo olhar sobre o mundo. Para fundamentar teoricamente o nosso trabalho nos respaldamos em autores como Freinet e Piaget, Vygotsky e em documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI).