Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

APRENDENDO E ENSINANDO COM A LUDICIDADE

Palavra-chaves: LUDICIDADE, CONSCIENTIZAÇÃO, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Comunicação Oral (CO) Práticas formativas no PIBID: relatos de experiências na docência
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8099
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 482
    "inscrito_id" => 1280
    "titulo" => "APRENDENDO E ENSINANDO COM A LUDICIDADE"
    "resumo" => "O respectivo artigo intitulado “Aprendendo e ensinando com a ludicidade” se estrutura no esclarecimento de práticas interventivas no Centro Municipal de Educação Infantil Antonia Fernanda Jalles, situado na cidade de Natal (Rio Grande do Norte), pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)  do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e tem o intuito de apresentar relatos de experiências de práticas docentes em dois projetos (alimentação saudável e construção de uma horta como mediadora da mesma temática), desenvolvidos no presente centro infantil com turmas de nível III e IV com a proposta de construção de uma horta e da construção de elementos para fomentar a conscientização de uma alimentação saudável para as mesmas. Com o decorrer dos projetos mostraremos para as crianças os benefícios que o consumo de hortaliças de boa qualidade favorece ao nosso organismo, como também a construção de uma cultura ambiental, explicando a importância da reciclagem para que no futuro possamos ter um mundo com mais qualidade de vida, e que todos possam viver em harmonia com a natureza. Diante do exposto, podemos colocar a mão na massa, ou melhor, na terra e, lançar mãos a horta, pois é só com o conhecimento que poderemos transformar as pessoas, como disse Paulo Freire, “Educação não transforma o mundo, educação muda pessoas, pessoas transformam o mundo”. Desta forma, entender que cada um de nós temos parte influenciadora para a construção desse novo olhar sobre o mundo. Para fundamentar teoricamente o nosso trabalho nos respaldamos em autores como Freinet e Piaget, Vygotsky e em documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Práticas formativas no PIBID: relatos de experiências na docência"
    "palavra_chave" => "LUDICIDADE, CONSCIENTIZAÇÃO, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_23_53_53_idinscrito_1280_ff8e88b4942507f5b126a74073decac0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BARAKLEIN GABRIELI CALIXTO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "BARAKLEIN SOUZA"
    "autor_email" => "barakleingabrieli@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8099
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 482
    "inscrito_id" => 1280
    "titulo" => "APRENDENDO E ENSINANDO COM A LUDICIDADE"
    "resumo" => "O respectivo artigo intitulado “Aprendendo e ensinando com a ludicidade” se estrutura no esclarecimento de práticas interventivas no Centro Municipal de Educação Infantil Antonia Fernanda Jalles, situado na cidade de Natal (Rio Grande do Norte), pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)  do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e tem o intuito de apresentar relatos de experiências de práticas docentes em dois projetos (alimentação saudável e construção de uma horta como mediadora da mesma temática), desenvolvidos no presente centro infantil com turmas de nível III e IV com a proposta de construção de uma horta e da construção de elementos para fomentar a conscientização de uma alimentação saudável para as mesmas. Com o decorrer dos projetos mostraremos para as crianças os benefícios que o consumo de hortaliças de boa qualidade favorece ao nosso organismo, como também a construção de uma cultura ambiental, explicando a importância da reciclagem para que no futuro possamos ter um mundo com mais qualidade de vida, e que todos possam viver em harmonia com a natureza. Diante do exposto, podemos colocar a mão na massa, ou melhor, na terra e, lançar mãos a horta, pois é só com o conhecimento que poderemos transformar as pessoas, como disse Paulo Freire, “Educação não transforma o mundo, educação muda pessoas, pessoas transformam o mundo”. Desta forma, entender que cada um de nós temos parte influenciadora para a construção desse novo olhar sobre o mundo. Para fundamentar teoricamente o nosso trabalho nos respaldamos em autores como Freinet e Piaget, Vygotsky e em documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Práticas formativas no PIBID: relatos de experiências na docência"
    "palavra_chave" => "LUDICIDADE, CONSCIENTIZAÇÃO, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_23_53_53_idinscrito_1280_ff8e88b4942507f5b126a74073decac0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BARAKLEIN GABRIELI CALIXTO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "BARAKLEIN SOUZA"
    "autor_email" => "barakleingabrieli@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

O respectivo artigo intitulado “Aprendendo e ensinando com a ludicidade” se estrutura no esclarecimento de práticas interventivas no Centro Municipal de Educação Infantil Antonia Fernanda Jalles, situado na cidade de Natal (Rio Grande do Norte), pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e tem o intuito de apresentar relatos de experiências de práticas docentes em dois projetos (alimentação saudável e construção de uma horta como mediadora da mesma temática), desenvolvidos no presente centro infantil com turmas de nível III e IV com a proposta de construção de uma horta e da construção de elementos para fomentar a conscientização de uma alimentação saudável para as mesmas. Com o decorrer dos projetos mostraremos para as crianças os benefícios que o consumo de hortaliças de boa qualidade favorece ao nosso organismo, como também a construção de uma cultura ambiental, explicando a importância da reciclagem para que no futuro possamos ter um mundo com mais qualidade de vida, e que todos possam viver em harmonia com a natureza. Diante do exposto, podemos colocar a mão na massa, ou melhor, na terra e, lançar mãos a horta, pois é só com o conhecimento que poderemos transformar as pessoas, como disse Paulo Freire, “Educação não transforma o mundo, educação muda pessoas, pessoas transformam o mundo”. Desta forma, entender que cada um de nós temos parte influenciadora para a construção desse novo olhar sobre o mundo. Para fundamentar teoricamente o nosso trabalho nos respaldamos em autores como Freinet e Piaget, Vygotsky e em documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.