SILVA, Pedro Kiarelly Da et al.. Currículo: escola, sociedade e multiculturalismo. Anais V SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/8128>. Acesso em: 08/11/2024 04:02
O presente artigo intitulado currículo: escola, sociedade e multiculturalismo, trazem conceitos e questões vivenciadas no contexto educacional, tendo como objetivo fazer uma análise em relação à importância do currículo no desenvolvimento do aluno, bem como aprofundar nas metodologias que o mesmo traz para a construção da identidade do indivíduo perante a sociedade em que vive. Pretende-se também fazer uma reflexão sobre os novos desafios presentes na escola, pois em face dessas mudanças, o mesmo precisa sempre de uma nova linguagem metodológica sobre a vivência do homem atual, compreendendo também a dinâmica do social, política, cultural, econômica da sociedade contemporânea. Para o desenvolvimento desse estudo foi utilizado uma entrevista com a gestora da Escola Estadual Governador Walfredo Gurgel, localizada na Cidade de Antônio Martins/RN. A pesquisa tem caráter exploratório, visando a importância do currículo na ação pedagógica da escola. Para desenvolver a pesquisa nos embasamos nos teóricos como: ARROYO (2013), SILVA (1995), MOREIRA (2001), PERRENOUD (1993), LEITE (2002), entre outros. Assim sendo, é compreensivo que um currículo não surge de uma ora para outra, mais de uma necessidade social, onde se mostra compreensível a maneira em que a escola passa a adequá-los para a formação dos indivíduos, baseando-se nos paradigmas da sociedade contemporânea.