Este estudo é proveniente do anteprojeto de Mestrado em Educação submetido ao Programa de Pós- Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Nesta pesquisa pretendemos analisar os efeitos da política o Mapa Educacional na gestão das Unidades de Educação Infantil do município de Mossoró-RN. Nos aproximamos dos estudos de Cury (2001), Vieira (2007) e Dourado (2008) que discorrem sobre as políticas educacionais e o seu papel na sociedade. Nos referimos a Lei de Responsabilidade Educacional no município de Mossoró-RN que apresenta a política do Mapa Educacional, seus objetivos, sua construção e seus indicadores. Por fim, nos reportamos aos estudos de Rua (2003) e Souza (2009) que trazem pressupostos para se analisar uma política e Oliveira (2011) que apresenta reflexões sobre as políticas na Educação Infantil. A pesquisa será uma investigação de caráter qualitativo, tendo como instrumentos metodológicos: análise documental, observação não participante e entrevista semi estruturada. Diante disso, a pesquisa poderá contribuir para aprimorar a política demonstrando os seus efeitos nas instituições de ensino, avaliando seus vigores e fragilidades no intuito de repensá-la, de acordo com os contextos que a envolvem, orientando a construção de melhorias no processo de aprendizagem.