Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

O USO DO TEXTO LITERÁRIO COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA – E/LE NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS

Palavra-chaves: LEITURA, LÍNGUA ESPANHOLA, TEXTOS LITERÁRIOS Comunicação Oral (CO) Leitura e formação humana: constituindo novas formas de pensar
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8236
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 321
    "inscrito_id" => 917
    "titulo" => "O USO DO TEXTO LITERÁRIO COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA – E/LE NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS"
    "resumo" => "Este trabalho tem em vista evidenciar, através de uma pesquisa bibliográfica, como o texto literário pode vir a ser uma ferramenta imprescindível no processo de ensino-aprendizagem do espanhol. Tomamos como base teórica autores renomados na área, tais como: franco (2011), Farias-Marques (2009), Antunes(2004), Rio e Leite (2004) e Leffa (1996,1999). Sendo o texto literário um aporte para o ensino de língua estrangeira e parte da cultura de um povo, surgiu o interesse de analisar a importância do uso do texto literário no ensino de língua espanhola para o ensino médio da rede pública de ensino. Este trabalho parte assim da hipótese que a utilização do texto literário no ensino de língua espanhola pode vir a ser o diferencial na assimilação da língua, se for dada a atenção devida ao elaborá-lo e ao ministrá-lo. As aulas baseadas nos textos literários seriam uma maneira de despertar o interesse do aprendiz em relação à língua, além de tornar a aula produtiva e prazerosa tanto para o professor quanto para o aluno. Assim, entra o papel da motivação nas aulas, a fim de que haja sucesso na atividade realizada. Percebemos que, ao trabalhar com os textos literários: musical, jornalístico e poético, os mesmos poderão servir de suporte pedagógico nas práticas de docentes que trabalham com o ensino médio nas escolas públicas, com o componente curricular de Língua espanhola, com intuito de priorizar além do desempenho lingüístico, os efeitos de sentido de um texto. Por fim, Com este estudo, objetivamos mostrar a eficácia do uso do texto literário no ensino de língua espanhola, visando uma melhor prática docente e, consequentemente, um aprendizado mais satisfatório."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Leitura e formação humana: constituindo novas formas de pensar"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LÍNGUA ESPANHOLA, TEXTOS LITERÁRIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_29_09_2014_10_17_16_idinscrito_917_700f626e4c0814a8c596aba9c64c750e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILDEVANIA LEITE DOS SANTOS MARINHO"
    "autor_nome_curto" => "GILDVANIA"
    "autor_email" => "gildevaniasantos@hotmail."
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8236
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 321
    "inscrito_id" => 917
    "titulo" => "O USO DO TEXTO LITERÁRIO COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA – E/LE NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS"
    "resumo" => "Este trabalho tem em vista evidenciar, através de uma pesquisa bibliográfica, como o texto literário pode vir a ser uma ferramenta imprescindível no processo de ensino-aprendizagem do espanhol. Tomamos como base teórica autores renomados na área, tais como: franco (2011), Farias-Marques (2009), Antunes(2004), Rio e Leite (2004) e Leffa (1996,1999). Sendo o texto literário um aporte para o ensino de língua estrangeira e parte da cultura de um povo, surgiu o interesse de analisar a importância do uso do texto literário no ensino de língua espanhola para o ensino médio da rede pública de ensino. Este trabalho parte assim da hipótese que a utilização do texto literário no ensino de língua espanhola pode vir a ser o diferencial na assimilação da língua, se for dada a atenção devida ao elaborá-lo e ao ministrá-lo. As aulas baseadas nos textos literários seriam uma maneira de despertar o interesse do aprendiz em relação à língua, além de tornar a aula produtiva e prazerosa tanto para o professor quanto para o aluno. Assim, entra o papel da motivação nas aulas, a fim de que haja sucesso na atividade realizada. Percebemos que, ao trabalhar com os textos literários: musical, jornalístico e poético, os mesmos poderão servir de suporte pedagógico nas práticas de docentes que trabalham com o ensino médio nas escolas públicas, com o componente curricular de Língua espanhola, com intuito de priorizar além do desempenho lingüístico, os efeitos de sentido de um texto. Por fim, Com este estudo, objetivamos mostrar a eficácia do uso do texto literário no ensino de língua espanhola, visando uma melhor prática docente e, consequentemente, um aprendizado mais satisfatório."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Leitura e formação humana: constituindo novas formas de pensar"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LÍNGUA ESPANHOLA, TEXTOS LITERÁRIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_29_09_2014_10_17_16_idinscrito_917_700f626e4c0814a8c596aba9c64c750e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILDEVANIA LEITE DOS SANTOS MARINHO"
    "autor_nome_curto" => "GILDVANIA"
    "autor_email" => "gildevaniasantos@hotmail."
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

Este trabalho tem em vista evidenciar, através de uma pesquisa bibliográfica, como o texto literário pode vir a ser uma ferramenta imprescindível no processo de ensino-aprendizagem do espanhol. Tomamos como base teórica autores renomados na área, tais como: franco (2011), Farias-Marques (2009), Antunes(2004), Rio e Leite (2004) e Leffa (1996,1999). Sendo o texto literário um aporte para o ensino de língua estrangeira e parte da cultura de um povo, surgiu o interesse de analisar a importância do uso do texto literário no ensino de língua espanhola para o ensino médio da rede pública de ensino. Este trabalho parte assim da hipótese que a utilização do texto literário no ensino de língua espanhola pode vir a ser o diferencial na assimilação da língua, se for dada a atenção devida ao elaborá-lo e ao ministrá-lo. As aulas baseadas nos textos literários seriam uma maneira de despertar o interesse do aprendiz em relação à língua, além de tornar a aula produtiva e prazerosa tanto para o professor quanto para o aluno. Assim, entra o papel da motivação nas aulas, a fim de que haja sucesso na atividade realizada. Percebemos que, ao trabalhar com os textos literários: musical, jornalístico e poético, os mesmos poderão servir de suporte pedagógico nas práticas de docentes que trabalham com o ensino médio nas escolas públicas, com o componente curricular de Língua espanhola, com intuito de priorizar além do desempenho lingüístico, os efeitos de sentido de um texto. Por fim, Com este estudo, objetivamos mostrar a eficácia do uso do texto literário no ensino de língua espanhola, visando uma melhor prática docente e, consequentemente, um aprendizado mais satisfatório.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.