Este trabalho tem em vista evidenciar, através de uma pesquisa bibliográfica, como o texto literário pode vir a ser uma ferramenta imprescindível no processo de ensino-aprendizagem do espanhol. Tomamos como base teórica autores renomados na área, tais como: franco (2011), Farias-Marques (2009), Antunes(2004), Rio e Leite (2004) e Leffa (1996,1999). Sendo o texto literário um aporte para o ensino de língua estrangeira e parte da cultura de um povo, surgiu o interesse de analisar a importância do uso do texto literário no ensino de língua espanhola para o ensino médio da rede pública de ensino. Este trabalho parte assim da hipótese que a utilização do texto literário no ensino de língua espanhola pode vir a ser o diferencial na assimilação da língua, se for dada a atenção devida ao elaborá-lo e ao ministrá-lo. As aulas baseadas nos textos literários seriam uma maneira de despertar o interesse do aprendiz em relação à língua, além de tornar a aula produtiva e prazerosa tanto para o professor quanto para o aluno. Assim, entra o papel da motivação nas aulas, a fim de que haja sucesso na atividade realizada. Percebemos que, ao trabalhar com os textos literários: musical, jornalístico e poético, os mesmos poderão servir de suporte pedagógico nas práticas de docentes que trabalham com o ensino médio nas escolas públicas, com o componente curricular de Língua espanhola, com intuito de priorizar além do desempenho lingüístico, os efeitos de sentido de um texto. Por fim, Com este estudo, objetivamos mostrar a eficácia do uso do texto literário no ensino de língua espanhola, visando uma melhor prática docente e, consequentemente, um aprendizado mais satisfatório.