Este artigo apresenta os primeiros resultados dos estudos realizados no grupo de pesquisa e extensão em Ciência, Educação, Tecnologia e Sociedade, do programa de Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Ponta Grossa. As práticas foram realizadas inicialmente no programa de atendimento educacional especializado de Sala de Recursos Multifuncional I com alunos do 6º e 7º ano das séries finais do ensino fundamental da rede estadual de ensino do município de Ponta Grossa. O objetivo desse estudo é promover a discussão sobre inclusão educacional dos alunos com deficiência intelectual e transtornos funcionais específicos por meio de práticas pedagógicas em uma abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). As atividades partiram do conhecimento prévio dos alunos sobre ciência e tecnologia, o que proporcionou discussões sobre as relações sociais da ciência e da tecnologia bem como suscitou a reflexão sobre a importância de se promover a conscientização dos alunos, visando a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) .