A busca pela relevância da Filosofia para o ensino e a aprendizagem da Matemática é uma constante no processo de formação de professores, principalmente quando se trata de estudos dos fundamentos filosóficos e epistemológicos para a área das ciências ditas exatas. Sendo assim, no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz tenta-se realçar o entrelaçamento entre estas duas disciplinas por meio de micro-projetos de pesquisa e extensão, visando promover o envolvimento dos alunos com os clássicos da Matemática que eram filósofos. Estes micro-projetos ocorrem de forma articulada com a coordenação local e os projetos de ação que os alunos desenvolvem no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, do Ministério da Educação, gerenciado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), cujo objetivo maior é o incentivo à formação de professores para a educação básica e a elevação da qualidade da escola pública. Como aluno bolsista do PIBID de matemática do IFRN, neste relato objetivo apresentar os resultados de um dos trabalhos desenvolvidos nas disciplinas Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação e Epistemologia das Ciências, no semestre 2014.1. Para isto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de buscar informações sobre o filósofo/matemático escolhido, qual seja Pitágoras, visando sistematizar informações sobre ele para construir um artigo acadêmico e um banner para uma exposição de pôsteres em um evento científico. Considera-se, por fim, que Pitágoras foi um dos filósofo/matemático que mais contribuiu para o desenvolvimento da filosofia e da matemática como ciência exemplar e universal, e ainda, para a compreensão da educação com um sentido ético para a formação humana.Isso é comprovado por sua influência nos estudos futuros da matemática, pois foi um dos grandes construtores da base de conhecimentos matemáticos, geométricos e filosóficos que utilizamos até o momento atual, ou seja, nos anos iniciais do século XXI.