Este artigo procura caracterizar a formação humana, a partir de como o homem formula seus pensamentos e, com esses, age no mundo, ou seja, em quais circunstâncias são mobilizados. Não nos cabe esgotar tal assunto, e sim discuti-lo e apresentar um modelo de como esse processo possivelmente ocorre. Para tanto, trazemos os estudos acerca dos modos de pensamento estudados pelo psicólogo Jerome Bruner na década de 80: o pensamento narrativo e o pensamento científico. Esses dois modos de pensamento também são estudados por Luiz Antonio Gomes Senna, desde o final da década de 90 até os dias de hoje. Ambos os estudiosos defendem que esses dois tipos de pensamento atuam de forma independente, porém, estão inter-relacionados. Entendemos por pensamento narrativo a narrativa criada pelo homem, baseada em sua memória e na sua interação com os demais, e pensamento científico como as proposições derivadas da história narrada. O ser humano em contato com a sociedade, cultura e sua própria vivência cria suas narrativas que espelham narrativas coletivas e delas depreendem uma série de proposições.