Este artigo, Atuação docente crítica e os materiais alternativos que podem colaborar no processo de ensino-aprendizagem na geografia escolar, objetiva abordar a importância da formação e atuação docente crítica e dos procedimentos alternativos que pode colaborar para dinamização das aulas de geografia, visamos ainda aprofundar nosso conhecimento a cerca da formação docente e conhecer sugestões desses procedimentos que podem nortear uma possível prática no ensino de geografia. Para desenvolver essas discussões nos aportamos a autores como Pereira (1996), Cavalcanti (2012), Castrogiovanni (1996) que debatem o tema e percebemos a relevância desses métodos para aprendizagem dos alunos e assim inseri-los de forma mais atraente nas discussões em torno do ensino de geografia, para assim despertar nos alunos as habilidades de usar, relacionar e avaliar as informações recebidas, fazendo isso de maneira diversificada e não forma mecânica. Chegamos à conclusão que essa forma de direcionar a prática e o uso de procedimentos alternativos colaboram para aprendizagem dos alunos de forma mais interativa e ativa quebrando a rotina de sala de aula diante da tecnologia atual a qual os alunos são expostos.