Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

CONCEPÇÕES DE LEITURA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE CONCEITUAL

Palavra-chaves: LEITURA, ENSINO MÉDIO, ALUNO Comunicação Oral (CO) Leitura e formação humana: constituindo novas formas de pensar
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8121
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 48
    "inscrito_id" => 232
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE CONCEITUAL"
    "resumo" => "A leitura em sala de aula pode ter diversas abordagens e mais diversas ainda finalidades: Pode ser praticada como atividade reprodutora de conteúdos, ou até mesmo como formadora do homem, enquanto sujeito crítico e reflexivo. Portanto, compreendendo-a como a associação do signo linguístico a um conhecimento prévio de mundo e como processo de interação que visa à comunicação entre sujeitos, compreendemo-la como indispensável à vida social dos indivíduos, quer seja essa leitura de textos dispostos sobre o papel quer de discursos orais. Assim sendo, a leitura desempenha papel crucial na formação dos indivíduos enquanto sujeitos socializáveis. Partindo dessa visão de leitura como formadora sociocultural, o presente artigo busca investigar e compreender de maneira satisfatória as noções pessoais acerca da leitura de alunos das três séries do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de ensino na cidade de Catolé do Rocha/PB. Para isso, utilizamo-nos de uma pesquisa de campo de cunho qualitativa, tendo como aporte teórico Koch & Elias ( 2010), Souza e Sampaio (2014), Kleiman (2012) e Maia (2007),entre outros. Nosso estudo buscará como possíveis resultados nortear a todos os leitores dessa temática acerca das concepções que alunos do Ensino Médio têm sobre leitura e como as mesmas influenciam no fazer social dos indivíduos. E, assim, através de nossas análises corroborar ou antagonizar as mesmas. Buscaremos, também, sugerir metodologias que tenham por intuito a melhoria e ampliação da prática da leitura nas séries do Ensino Médio, além de corroborar com a noção sociointeracionista desse processo, para que o mesmo venha a se efetivar como atividade prazerosa e construtiva, quer seja no espaço escolar quer em outros ambientes sociais nos quais o aluno esteja inserido."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Leitura e formação humana: constituindo novas formas de pensar"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ENSINO MÉDIO, ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_09_2014_00_24_24_idinscrito_232_3ead764a964e6579871fceb734769ab1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZAÍAS SERAFIM DE LIMA NETO"
    "autor_nome_curto" => "IZAÍAS SERAFIM N"
    "autor_email" => "izaiaslima5@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8121
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 48
    "inscrito_id" => 232
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE CONCEITUAL"
    "resumo" => "A leitura em sala de aula pode ter diversas abordagens e mais diversas ainda finalidades: Pode ser praticada como atividade reprodutora de conteúdos, ou até mesmo como formadora do homem, enquanto sujeito crítico e reflexivo. Portanto, compreendendo-a como a associação do signo linguístico a um conhecimento prévio de mundo e como processo de interação que visa à comunicação entre sujeitos, compreendemo-la como indispensável à vida social dos indivíduos, quer seja essa leitura de textos dispostos sobre o papel quer de discursos orais. Assim sendo, a leitura desempenha papel crucial na formação dos indivíduos enquanto sujeitos socializáveis. Partindo dessa visão de leitura como formadora sociocultural, o presente artigo busca investigar e compreender de maneira satisfatória as noções pessoais acerca da leitura de alunos das três séries do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de ensino na cidade de Catolé do Rocha/PB. Para isso, utilizamo-nos de uma pesquisa de campo de cunho qualitativa, tendo como aporte teórico Koch & Elias ( 2010), Souza e Sampaio (2014), Kleiman (2012) e Maia (2007),entre outros. Nosso estudo buscará como possíveis resultados nortear a todos os leitores dessa temática acerca das concepções que alunos do Ensino Médio têm sobre leitura e como as mesmas influenciam no fazer social dos indivíduos. E, assim, através de nossas análises corroborar ou antagonizar as mesmas. Buscaremos, também, sugerir metodologias que tenham por intuito a melhoria e ampliação da prática da leitura nas séries do Ensino Médio, além de corroborar com a noção sociointeracionista desse processo, para que o mesmo venha a se efetivar como atividade prazerosa e construtiva, quer seja no espaço escolar quer em outros ambientes sociais nos quais o aluno esteja inserido."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Leitura e formação humana: constituindo novas formas de pensar"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ENSINO MÉDIO, ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_09_2014_00_24_24_idinscrito_232_3ead764a964e6579871fceb734769ab1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZAÍAS SERAFIM DE LIMA NETO"
    "autor_nome_curto" => "IZAÍAS SERAFIM N"
    "autor_email" => "izaiaslima5@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

A leitura em sala de aula pode ter diversas abordagens e mais diversas ainda finalidades: Pode ser praticada como atividade reprodutora de conteúdos, ou até mesmo como formadora do homem, enquanto sujeito crítico e reflexivo. Portanto, compreendendo-a como a associação do signo linguístico a um conhecimento prévio de mundo e como processo de interação que visa à comunicação entre sujeitos, compreendemo-la como indispensável à vida social dos indivíduos, quer seja essa leitura de textos dispostos sobre o papel quer de discursos orais. Assim sendo, a leitura desempenha papel crucial na formação dos indivíduos enquanto sujeitos socializáveis. Partindo dessa visão de leitura como formadora sociocultural, o presente artigo busca investigar e compreender de maneira satisfatória as noções pessoais acerca da leitura de alunos das três séries do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de ensino na cidade de Catolé do Rocha/PB. Para isso, utilizamo-nos de uma pesquisa de campo de cunho qualitativa, tendo como aporte teórico Koch & Elias ( 2010), Souza e Sampaio (2014), Kleiman (2012) e Maia (2007),entre outros. Nosso estudo buscará como possíveis resultados nortear a todos os leitores dessa temática acerca das concepções que alunos do Ensino Médio têm sobre leitura e como as mesmas influenciam no fazer social dos indivíduos. E, assim, através de nossas análises corroborar ou antagonizar as mesmas. Buscaremos, também, sugerir metodologias que tenham por intuito a melhoria e ampliação da prática da leitura nas séries do Ensino Médio, além de corroborar com a noção sociointeracionista desse processo, para que o mesmo venha a se efetivar como atividade prazerosa e construtiva, quer seja no espaço escolar quer em outros ambientes sociais nos quais o aluno esteja inserido.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.