RESUMOO presente trabalho discute as concepções pedagógicas no contexto particular da cidade de Patu/RN. A prática pedagógica diante das mudanças deve propiciar maior grau de liberdade ao professor, para exercer a sua autonomia e competência ao fazer escolhas e tomar decisões objetivando ajustar a sua prática às características dos seus alunos, respeitando as habilidades, necessidades, os diferentes estilos de aprendizagem de cada indivíduo. A prática do professor deve está respaldada no eixo da formação de um cidadão autônomo e participativo. A disposição para a aprendizagem não depende exclusivamente do aluno, a prática deve proporcionar condições para uma atitude favorável à aprendizagem. Base teórica Severino (1986), Libâneo (2000), HEMETÉRIO FILHO (1983) autor local, SAVIANI (1989), FREIRE (1996) dentre outros. A necessidade de encontrar novos valores de referência, novas práticas educativas, para melhor atuarem dentro da realidade diversificada em constante evolução e mudança, faz com que o professor se depare atualmente com uma nova postura para desenvolver sua prática no cotidiano escolar, voltada aos interesses dessa realidade.