: Este trabalho propõe algumas reflexões nascidas a partir do diagnóstico realizado por um grupo de alunos do Curso de Letras/CAP/UERN, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, na Escola Estadual Dr. Edino Jales Patu/RN. Objetiva-se discutir sobre a proposta do ensino médio noturno e a disciplina Formação para o Trabalho. A metodologia dar-se a partir de estudos dos documentos como a LDB 9394/96, PCNs (2000), dentre outros, além de pesquisa de campo e entrevista aplicada a professora que leciona a disciplina em foco. Os questionamentos que delimitaram a discussão permitiram inferir que a disciplina Formação para o Trabalho objetiva desenvolver e envolver o aluno não apenas no mundo do trabalho, mas também despertá-lo para o exercício da ética, cidadania, autonomia, criticidade, empreendedorismo, sustentabilidade, consumo, comunicação e tecnologia, e que o PIBID como programa que oferece apoio aos docentes da educação básica e aos graduandos, futuros professores, pode ser alternativa eficaz para melhorar e contribuir para a qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas.