Discute-se o Programa Brasil Profissionalizado como possibilidade de oferta de ensino médio integrado à educação profissional, visando compreender as propostas políticas deste Programa para fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica. Trata-se de um recorte da pesquisa que tem como escopo analisar como as políticas e programas educacionais específicos do ensino médio, desenvolvidos em escolas públicas do Rio Grande do Norte, bem como discutir as diversas formas de oferta nessa etapa educacional que podem contribuir para que a trajetória dos estudantes ocorra na perspectiva da formação humana integral. Faz-se a análise dos documentos legais que norteiam o delineamento deste Programa, destacando os Decretos nº 6.302, Resolução nº 9/2008 e a Resolução nº 06/ 2012 que embasam a construção da política, buscando nestes a concepção de formação humana integral e o trabalho como princípio educativo. Consideramos que os documentos oficiais apresentam a concepção de formação humana e o trabalho como princípio educativo. Contudo, durante a construção da base documental que acompanha a proposta, esta passou a caracterizar-se como uma política de assistência técnico-financeiro.