Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM O APOIO DE IMAGENS POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DO LEITOR, IMAGENS, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS Momento de Intervivência (MO) Momento Intervivência
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8060
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 386
    "inscrito_id" => 1173
    "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM O APOIO DE IMAGENS POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL"
    "resumo" => "O referido trabalho foi pensado a partir da disciplina “Formação do Leitor e Ensino de Literatura”, do Mestrado em Educação da UERN/CAMEAM. Como já havíamos iniciado uma pesquisa sobre conto e reconto de histórias na APAE de Pau dos Feros, pensamos na alternativa de inserir dois desses sujeitos no trabalho em questão e aplicar o que havíamos trabalhado na Creche Santa Terezinha, deste mesmo município. Elegemos a leitura de imagens da literatura infantil como proposta para a formação do leitor mirim e com deficiência intelectual, para tanto, foram realizados três encontros na referida creche. Os aspectos teóricos remontam aos estudos de Abramovich (2008), Amarilha (2006), Coelho (2000), Costa (2007), entre outros que tratam de questões referentes à leitura de imagens e formação de leitor. Tendo como resultados a participação de pessoas com dificuldade intelectual no universo da leitura e sua inserção em outro contexto escolar, que por sua vez proporciona uma mútua interação com crianças em fase de alfabetização, oportunizando a todos os envolvidos, um avanço no processo de aprendizagem.(GT 12 Mediação de leitura na Educação Básica)"
    "modalidade" => "Momento de Intervivência (MO)"
    "area_tematica" => "Momento Intervivência"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO LEITOR, IMAGENS, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_7datahora_30_09_2014_13_45_21_idinscrito_1173_2983cf74e90401fa5fb84bd80cc1109d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESIANE MARIA DE SENA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "JESIANE ARAÚJO"
    "autor_email" => "jesianearaujo@uol.com.br"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8060
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 386
    "inscrito_id" => 1173
    "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM O APOIO DE IMAGENS POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL"
    "resumo" => "O referido trabalho foi pensado a partir da disciplina “Formação do Leitor e Ensino de Literatura”, do Mestrado em Educação da UERN/CAMEAM. Como já havíamos iniciado uma pesquisa sobre conto e reconto de histórias na APAE de Pau dos Feros, pensamos na alternativa de inserir dois desses sujeitos no trabalho em questão e aplicar o que havíamos trabalhado na Creche Santa Terezinha, deste mesmo município. Elegemos a leitura de imagens da literatura infantil como proposta para a formação do leitor mirim e com deficiência intelectual, para tanto, foram realizados três encontros na referida creche. Os aspectos teóricos remontam aos estudos de Abramovich (2008), Amarilha (2006), Coelho (2000), Costa (2007), entre outros que tratam de questões referentes à leitura de imagens e formação de leitor. Tendo como resultados a participação de pessoas com dificuldade intelectual no universo da leitura e sua inserção em outro contexto escolar, que por sua vez proporciona uma mútua interação com crianças em fase de alfabetização, oportunizando a todos os envolvidos, um avanço no processo de aprendizagem.(GT 12 Mediação de leitura na Educação Básica)"
    "modalidade" => "Momento de Intervivência (MO)"
    "area_tematica" => "Momento Intervivência"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO LEITOR, IMAGENS, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_7datahora_30_09_2014_13_45_21_idinscrito_1173_2983cf74e90401fa5fb84bd80cc1109d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESIANE MARIA DE SENA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "JESIANE ARAÚJO"
    "autor_email" => "jesianearaujo@uol.com.br"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

O referido trabalho foi pensado a partir da disciplina “Formação do Leitor e Ensino de Literatura”, do Mestrado em Educação da UERN/CAMEAM. Como já havíamos iniciado uma pesquisa sobre conto e reconto de histórias na APAE de Pau dos Feros, pensamos na alternativa de inserir dois desses sujeitos no trabalho em questão e aplicar o que havíamos trabalhado na Creche Santa Terezinha, deste mesmo município. Elegemos a leitura de imagens da literatura infantil como proposta para a formação do leitor mirim e com deficiência intelectual, para tanto, foram realizados três encontros na referida creche. Os aspectos teóricos remontam aos estudos de Abramovich (2008), Amarilha (2006), Coelho (2000), Costa (2007), entre outros que tratam de questões referentes à leitura de imagens e formação de leitor. Tendo como resultados a participação de pessoas com dificuldade intelectual no universo da leitura e sua inserção em outro contexto escolar, que por sua vez proporciona uma mútua interação com crianças em fase de alfabetização, oportunizando a todos os envolvidos, um avanço no processo de aprendizagem.(GT 12 Mediação de leitura na Educação Básica)

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.