Formar crianças leitoras que desenvolvam o gosto e o prazer de ler é hoje um desafio enfrentado em todas as escolas do mundo. Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições do Projeto de Extensão: “A universidade fomentando leitores na escola” para a atuação dos professores na formação do gosto literário das crianças. Esse projeto foi desenvolvido entre 2011 e 2012 na Escola Municipal Francisco Fracelino de Moura – Patu/RN para promover o desenvolvimento e o gosto pela leitura dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com base nos pressupostos da pesquisa qualitativa nos apropriamos do instrumento da entrevista semiestruturadas com 4 professoras da escola, e o estudo do referencial bibliográfico referente à temática, baseada em autores como: Bamberger (2007), Brasil(2001), Colómer e Campos (2002), Freire(1997), entre outros. Os resultados evidenciaram que a extensão contribuiu de forma significativa, trazendo inovações metodológicas, subsídio para a prática do professor, evidenciando o valor da leitura na escola. Desta forma, esse estudo pode propiciar uma reflexão da importância da leitura como ferramenta pedagógica na formação de leitores.