Contar histórias na Educação Infantil constitui-se como uma prática significativa no contexto da sala de aula, já que por meio desta prática a criança pode vivenciar momentos lúdicos de prazer, alegria e imaginação. Tendo em vista as implicações que envolvem a prática de contar histórias, o presente trabalho tem o objetivo de relatar a experiência da contação de histórias com fantoches em uma turma composta por crianças de 3 a 4 anos de idade de uma escola de Educação Infantil da rede pública de Natal/RN. Para a fundamentação teórica e desenvolvimento dessa prática foram realizados os seguintes procedimentos: uma pesquisa bibliográfica ancorada nos estudos de autores como Amarilha (2009), Bettelheim(1980), Kaercher (2001) e Zilberman (2003); observações da prática pedagógica desenvolvida pela escola, bem como a reflexão/ação sobre a nossa experiência de contar histórias com fantoches. Considerando o contexto da sala de aula encontrado, desenvolvemos práticas de contar de histórias com fantoches capazes de estimular a oralidade, a criatividade e o faz de conta. Esta prática proporcionou momentos de interação, nos quais as crianças falavam, demonstravam seus sentimentos, expressavam seus pensamentos e participavam do jogo simbólico. Portanto, concluímos que a contação de histórias com fantoches é uma atividade que contribui significativamente para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo da criança.