Este trabalho é resultado da monografia final do curso de Pedagogia e teve como objetivo investigar a concepção dos professores em relação aos mecanismos de avaliação da aprendizagem, com foco na Educação Infantil. O mesmo traz reflexões sobre a construção histórica da Educação Infantil no Brasil e aborda a avaliação da aprendizagem e os mecanismos de registros mais utilizados nessa etapa da educação, como também as diversas formas que podem se dá a prática avaliativa em sala de aula. A pesquisa de caráter qualitativo se deu por meio da aplicação de questionários, em que se revelou por parte dos partícipes, certa limitação e timidez em discutir o tema em estudo, divergências de opiniões sobre os mecanismos de avaliação utilizados e poucos resultados positivos, no que se refere aprendizagem. Assim, esperamos que o tema em estudo, venha contribuir de maneira significativa, tanto para a formação acadêmica, como para outros sujeitos que venham a conhecer este trabalho, sendo que consideramos de grande importância para discussões acerca da Educação Infantil a questão da prática avaliativa, pois esta, pode mudar os rumos da história dos educandos.