A DISLEXIA NO COTIDIANO ESCOLAR: DESMISTIFICANDO PRECONCEITOS E DESAFIOS
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8064 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 306 "inscrito_id" => 351 "titulo" => "A DISLEXIA NO COTIDIANO ESCOLAR: DESMISTIFICANDO PRECONCEITOS E DESAFIOS" "resumo" => "O presente artigo traz uma discussão sobre os problemas acarretados em uma criança com dislexia, tendo como objeto de análise o personagem “Ishaan” do filme “Como Estrelas na Terra”.É tida como um transtorno neurobiológico que provoca um déficit de aprendizagem, que afeta a leitura e a escrita. Estudos apontam que no Brasil cerca de 15 milhões da população é acometida por esse transtorno.Devido às limitações fonológicas do distúrbio, um trabalho baseado na abordagem multiprofissional poderá superar as dificuldades cognitivo-linguísticas do disléxico.O professor deve conhecer as particularidades dos seus educandos e, a partir daí, buscar uma metodologia que se adeque a necessidade de cada um. No caso da dislexia, os métodos multissensoriais são de grande valia e contribuição para a aprendizagem das crianças acometidas com o distúrbio. Esse estudo tem como objetivo fazer um levantamento sobre as dificuldades dos disléxicos na idade escolar, mostrando que os mesmos, embora apresentem dificuldades no aprendizado de ler e escrever, quando diagnosticados precocemente e acompanhados de forma adequada, podem superar esse déficit. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que se intercala com um estudo de caso acerca do personagem Ishaan, buscando comprovar o que é mostrado na teoria através da prática observada no filme “Como Estrelas na Terra”. As informações levantadas enfatizam que uma vez diagnosticado e recebendo ajuda multiprofissional e familiar, o disléxico poderá, como qualquer criança, obter sucesso escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O ensino em uma perspectiva educacional inclusiva" "palavra_chave" => "DISLEXIA, DÉFICIT DE APRENDIZAGEM, METODOLOGIA INCLUSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_28_09_2014_14_43_29_idinscrito_351_2be4617628340e37aa8470dc4ec06b70.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA MATIAS QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "ADRIANA" "autor_email" => "adriana.queirozevangelist" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8064 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 306 "inscrito_id" => 351 "titulo" => "A DISLEXIA NO COTIDIANO ESCOLAR: DESMISTIFICANDO PRECONCEITOS E DESAFIOS" "resumo" => "O presente artigo traz uma discussão sobre os problemas acarretados em uma criança com dislexia, tendo como objeto de análise o personagem “Ishaan” do filme “Como Estrelas na Terra”.É tida como um transtorno neurobiológico que provoca um déficit de aprendizagem, que afeta a leitura e a escrita. Estudos apontam que no Brasil cerca de 15 milhões da população é acometida por esse transtorno.Devido às limitações fonológicas do distúrbio, um trabalho baseado na abordagem multiprofissional poderá superar as dificuldades cognitivo-linguísticas do disléxico.O professor deve conhecer as particularidades dos seus educandos e, a partir daí, buscar uma metodologia que se adeque a necessidade de cada um. No caso da dislexia, os métodos multissensoriais são de grande valia e contribuição para a aprendizagem das crianças acometidas com o distúrbio. Esse estudo tem como objetivo fazer um levantamento sobre as dificuldades dos disléxicos na idade escolar, mostrando que os mesmos, embora apresentem dificuldades no aprendizado de ler e escrever, quando diagnosticados precocemente e acompanhados de forma adequada, podem superar esse déficit. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que se intercala com um estudo de caso acerca do personagem Ishaan, buscando comprovar o que é mostrado na teoria através da prática observada no filme “Como Estrelas na Terra”. As informações levantadas enfatizam que uma vez diagnosticado e recebendo ajuda multiprofissional e familiar, o disléxico poderá, como qualquer criança, obter sucesso escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O ensino em uma perspectiva educacional inclusiva" "palavra_chave" => "DISLEXIA, DÉFICIT DE APRENDIZAGEM, METODOLOGIA INCLUSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_28_09_2014_14_43_29_idinscrito_351_2be4617628340e37aa8470dc4ec06b70.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA MATIAS QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "ADRIANA" "autor_email" => "adriana.queirozevangelist" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }